Fazenda Normal: SDA retoma discussão sobre unidade demonstrativa de novas tecnologias

14 de novembro de 2018 - 17:00 # # #

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br | André Gurjão- andre.gurjao@sda.ce.gov.br

Na manhã desta quarta-feira (14), o secretário executivo da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), José Leite Gonçalves Cruz, propôs a criação de um grupo de trabalho para discussão de um modelo de gestão ao projeto de implantação de uma Fazenda Demonstrativa de tecnologias adequadas à convivência com o semiárido na Fazenda Normal, com vistas a criação de um centro de difusão de tecnologia para a agricultura no Ceará. A ideia é a aplicação de tecnologias israelenses para produção agrícola com uso racional de recursos, como ocorre outros países como México e Tailândia.

O acordo entre o Governo do Estado do Ceará e o governo israelense prevê a adoção de tecnologias com alta produtividade com o mínimo uso de recursos naturais, adequadas à realidade de escassez que ocorre nas duas regiões. Além disso, o projeto buscará transferir aos produtores cearenses essas tecnologias via consultores de Israel durante o período de três anos. O foco do encontro destacou também a necessidade de acertos quanto ao modelo de gestão e execução do condomínio-modelo localizado no distrito de Uruquê, em Quixeramobim, no Sertão Central.

O encontro contou com a participação dos técnicos da Ematerce, Josualdo Alves e Manuel Itamar, além do presidente Antônio Amorim, do analista de desenvolvimento rural e meio ambiente da Aprece, Nicolas Fabre, do representante do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Rogério Barbosa, do técnico da SDA, Gilberto Sztutman, do secretário executivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Ronaldo Borges, e o gerente de mercado e projetos da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Sérgio Baima.