Embaixador de Israel visita a Fazenda Normal na quarta-feira (21)

19 de novembro de 2018 - 10:33 # # # # #

ASCOM André Gurjão andre.gurjao@sda.ce.gov.br | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.r

O embaixador de Israel no Brasil, Yossi Avraham Shelley, visitará na manhã da próxima quarta-feira (21) a Fazenda Normal, em Quixeramobim. O sobrevôo sobre o equipamento administrado pela Ematerce será acompanhado pelo secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), De Assis Diniz, pelo presidente da Ematerce, Antônio Amorim e pelo técnico do Projeto Sao José III, Gilberto Stuztman, além do próprio embaixador. O pouso no equipamento está marcado para acontecer às 9h.

“Nós queremos construir as estufas, tomar conhecimento de outras coisas que faltam (para operação da Fazenda Normal), e por isso vamos fazer essa visita ao próprio lugar e ver quais obstáculos estão aqui para acabar com eles e começar a trabalhar nessa fazenda onde já realizamos investimentos”, comenta o embaixador Yossi Shelley.

A agenda foi acertada hoje à tarde (19) em reunião com o secretário e o secretário adjunto do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz e Wilson Brandão, respectivamente. No mesmo encontro, Yossi Shelley conheceu os resultados do trabalho da equipe que opera as Estações de Tratamento Móveis (ETAs Móveis) realizada pela equipe da SDA através do Projeto Paulo Freire. O balanço da equipe aponta para implantação de 1.209 cisternas de placa devidamente abastecidas nos 31 municípios com mais baixo IDH.

A previsão é a conclusão da meta do atual contrato, que é de 4 mil cisternas, e a implantação de mais 8 mil cisternas de um novo contrato que se encontra em licitação. A ação conduzida pela equipe técnica da SDA conta com o financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura (FIDA). “O projeto de cisternas é uma antiga ação da SDA que busca garantir o acesso à água de beber para população do semiárido cearense. Cada cisterna comporta cerca de 16 mil litros d’água, o que é suficiente para garantir o consumo das famílias por um ano, ou 2 mil litros d’água ao mês”, explica De Assis.

“Fizemos juntos essa obra há um ano atrás, sei que devemos ter uma continuação desse trabalho, e agora estamos felizes porque o povo do Ceará está recebendo uma boa água para beber”, avalia Yossi Shelley.

Fazenda Normal

Sobre o projeto Fazenda Normal, a ideia é que o equipamento se torne auto-sustentável e que passe a funcionar como modelo tecnológico para todo o Estado do Ceará. O entrave da obra é o envio de um engenheiro especializado para orientar a montagem e a instalação de estufas adquiridas através de contrato com o Governo de Israel.

“São três grandes estufas e, infelizmente, ainda não temos em nosso corpo técnico habilidades para trabalhar esse tipo de cultivo. O que foi acertado aqui (na reunião) é que, feita as bases, que os técnicos de Israel estivessem no Ceará com seus conhecimentos e suas capacidades para fazer a montagem das estufas para o cultivo hidropônico – com inclusive uma parte dela com recirculação da água e dessalinização para cultivo de folheosas (cebola, coentro, alface, repolho, tomate, etc.)”, explica o presidente da Ematerce, Antônio Amorim.

As obras de terraplanagem e as bases de concreto para instalação já estão prontas e obras como a instalação elétrica, captação e adução de água também estão roteiro e seriam conduzidas pelo Governo do Ceará.Com todas as obras conclusas, a ideia é que a Fazenda Normal passe a ser administrada a partir de um consórcio envolvendo instituições como a Ematerce e o Instituto Agropolos do Ceará (IACe).