Cariri celebra lançamento do Hora de Plantar 2018/2019

23 de novembro de 2018 - 12:33

Ascom | André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br| Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), lançou nesta sexta-feira (23) a 32ª edição do Programa Hora de Plantar no Cariri Leste. Agricultores familiares da região estiveram em Milagres para acompanhar o pontapé da edição 2018/2019, com a presença do secretário De Assis Diniz.

Com o objetivo de Fortalecer a atividade no campo, utilizando sementes e mudas de elevado potencial genético que propiciem o aumento da produtividade das culturas e melhorem o nível de renda dos beneficiários, o projeto prevê a distribuição de 3.040.640 toneladas de sementes de feijão caupi, milho variedade, milho híbrido e sorgo forrageiro. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Combate a Pobreza (Fecop). Também serão entregues 565 mil mudas de cajueiro anão precoce, frutíferas e essências florestais nativas, 5 mil metro cúbicos de maniva de mandioca e 8,5 milhões de raquetes de palma forrageira.

Ao todo, 154.423 agricultores cearenses receberão as sementes do Hora de Plantar, investimento de R$ 17,2 milhões. No Cariri serão 28.920 beneficiários atendidos pelos armazéns de Milagres e Barbalha, responsáveis pela entrega de 900 toneladas de sementes e 24.090 mudas, equivalente a R$ 3.962.233,00 em recursos. Para efetivar a chegada das sacas ao beneficiários, a SDA, através da Coordenadoria do Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf), conta com a parceria da Ematerce e do Instituto Agropolos do Ceará.

Para o prefeito de Milagres, o programa representa o fortalecimento da atividade agrícola no estado. “As ações da SDA não garantem só alimento, mas renda para a população e consequentemente para o município. Estas políticas patrocinam o desenvolvimento para o povo mais sofrido que é o agricultor que sobrevive do plantio diário para sobrevivência na zona rural. Isto significa qualidade de vida, conquista e melhoria da cidadania”, garante Lielson Landim.

Distribuição

Neto e filho de pessoas do campo, Mário Leite é gerente do Armazém de Milagres, encarregado nesta edição de abastecer 16 municípios do Cariri Leste. “Estou prestes a completar 10 anos de trabalho no Hora de Plantar. Existe carinho e respeito por cada agricultor quando atuamos para que cada saco chegue no agente final”, comenta esperançoso. Segundo ele as primeiras mudas e sementes já devem ser distribuídas a partir de segunda-feira para as cidades de Várzea Alegre, Lavras da Mangabeira, Umari, Baixio, Aurora, Granjeiro, Barro, Mauriti, Ipaumirim, Caririaçu, Missão Velha, Jardim, Jati, Penaforte, Brejo Santo, Abaiara e Porteiras.

Para o secretário De Assis Diniz, o momento representa o desafio de dar qualidade de vida a partir de boas sementes. “A vida no campo tem que ser compreendida como uma rede de cadeias produtivas. E a SDA trabalha para interligá-la com a dimensão social do programa assegurando produção e sustentabilidade”, comemora.

Semente de qualidade

Aos 72 anos, único entre 12 irmãos a permanecer na atividade agrícola, em Porteiras, Alonso Vicente Leandro apregoa fé e tino para “produzir na época certa”. “Essas sementes são de primeira qualidade. Ainda não recebi uma única semente que não foi boa. A gente tem que agora ter fé, pois é com ela que a gente se prepara”, garante o produtor de amendoim, gergelim, milho e feijão do Sítio Cancela.