De Assis Diniz e presidente da Ematerce visitam projetos de irrigação descentralizada nesta quarta-feira (28)
27 de novembro de 2018 - 09:37
Ascom Ematerce |
Aécio Santiago - aeciofsantiago@gmail.com
Propriedades nos municípios de Tabuleiro do Norte e Morada Nova recebem, nesta quarta-feira (28), o secretário do Desenvolvimento Agrário De Assis Diniz e o presidente da Ematerce, Antônio Amorim, para visitas em experiências de irrigação descentralizada.
Em Tabuleiro do Norte, o gerente local da Ematerce, Eliaci Pinheiro, também acompanha o secretário e o presidente em audiência na Câmara Municipal, onde será feita uma apresentação das primeiras ações da SDA na região e o trabalho de assistência técnica desenvolvido pela Ematerce.
As propriedades, segundo Antônio Amorim, já contam com a assistência técnica da empresa e o objetivo da agenda é ampliar o conhecimento do que está sendo desenvolvido na área de irrigação e identificar a reprodução da experiência em outras regiões.
Irrigação
A diferenciação que se faz entre irrigação pública e privada tem assento na própria lei de irrigação, 6.662 de 1979, bastante explícita, por sinal, quando trata da matéria. Segundo seus parágrafos 1º e 2º do art. 8º: projetos públicos são aqueles cuja infraestrutura de irrigação é projetada, implantada e operada, direta ou indiretamente, sob a responsabilidade do poder público, de forma concentrada.
Por sua vez, “projetos privados são aqueles cuja infraestrutura de irrigação é projetada, implantada e operada por particulares, com ou sem incentivo do poder público”, portanto, descentralizada em pequenas áreas.
Os perímetros irrigados são, por exemplos, sinônimo de irrigação pública concentrada, enquanto que os projetos de pequenas áreas difusas são privados, exemplos são o perímetro irrigado de Morada Nova e áreas de produtores assistidos pela Ematerce.