Tabuleiro do Norte: De Assis Diniz participa de audiência pública sobre o Sisar

28 de novembro de 2018 - 18:46

Ascom | André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

O secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, participou na tarde desta quarta-feira (28) de uma audiência pública na Câmara Municipal de Tabuleiro do Norte. O evento foi proposto pelo vereador Marcos Aurélio de Araújo e serviu de prestação de contas dos serviços públicos de abastecimento d´água e esgotamento sanitário por meio do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) no município.

O Sisar é o órgão estadual vinculado a Cagece responsável pela gestão dos sistemas de abastecimento d´água em comunidade rurais em todas regiões do Estado. Em Tabuleiro do Norte, o Sistema Integrado é responsável pela gestão do abastecimento d´água nas comunidades Limoeiro Verde e Malhadinha, enquanto as comunidades da Barrinha e Coberto, Aldeia Velha, Sítio Rocha, Gangorrinha e Campos Novos aguardam a implantação de sistemas de abastecimento d´água.

“A SDA possui uma parceria muito importante com o fortalecimento Sisar”, reconheceu o secretário. A parceria, segundo De Assis, se inicia antes mesmo da conclusão do sistema de abastecimento e se reflete na gestão e nas obras de manutenção dos equipamentos entregues pelo Projeto São José III às comunidades rurais. Em troca da prestação do novo serviço, e como forma de garantir a continuidade do abastecimento, cada propriedade rural paga uma contribuição conforme o consumo d´água.

Soluções

Em relação às principais queixas dos produtores rurais, De Assis informou que o Governo do Ceará, através da Adagri e da Ematerce, tem estado mobilizado na criação de uma barreira que impeça a propagação da peste suína clássica, que já alcançou 92 focos de contaminação em todo Estado. “Caso vocês identifiquem os primeiros sintomas dessa peste no rebanho, orientamos que, imediatamente, entrem em contato com a Ematerce ou a Adagri”, reforçou.

O secretário ainda esclareceu que tem estado em contato com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC) para tratar sobre os altos preços do milho nos armazéns da Conab, hoje custando em torno de R$ 46,70 a saca. “O nosso compromisso é articular todas as forças em defesa da agricultura familiar”, pontuou De Assis Diniz se posicionando como articulador também em relação à entrega de títulos de propriedade rural no município.