Assentamento 17 de abril: De Assis recebe direção do MST e discute soluções emergenciais e a longo prazo
29 de novembro de 2018 - 15:37
Ascom |
André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br
A direção estadual do Movimento dos Sem Terra foi recebida na manhã desta quinta-feira (29) no gabinete do secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz. Na audiência, que também contou com a participação do coordenador estadual de Direitos Humanos, Dimitri Cruz, foram discutidas soluções emergenciais e a longo prazo que atendam às demandas das famílias desalojadas do Assentamento 17 de Abril, na Fazenda Canafístula, município de Santana do Acaraú.
Ontem (27), cumprindo ordem judicial, a Polícia Militar esteve no assentamento 17 de abril e realizou o despejo das famílias através da destruição de parte das moradias ali instaladas. A ordem, informou o membro da direção estadual do MST, Messias Bezerra, se deve ao entendimento do juiz da comarca de Santana do Acaraú favorável ao despejo das famílias que passaram a viver no entorno da propriedade.
“O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, presta a sua solidariedade as 18 famílias que lá estavam acampadas a cerca de 2 anos e 8 meses. Mais do que palavras, esse sentimento se torna real pelo nosso esforço, junto à Defesa Civil do Estado, em providenciar cestas básicas, água e lonas plásticas para que as famílias possam minimamente retomarem suas vidas e, a partir daí, estabelecermos de maneira permanente uma relação de diálogo com a Procuradoria Geral do Estado (PGE). É neste novo patamar de negociação que buscaremos soluções para este impasse e para os demais conflitos pela terra no Estado”, informou De Assis. O plano, informa o secretário, envolveria a participação do Idace na mediação e apresentação de uma solução para a questão judicial.
No próximo dia 6 de dezembro, a direção estadual do MST possui audiência marcada com o governador Camilo Santana para tratar da situação deste acampamento e de outros espalhados no território cearense. Também participaram da reunião o secretário adjunto do Desenvolvimento Agrário, Wilson Brandão; o superintendente do Idace, Cirilo Pimenta; o coordenador de Desenvolvimento Territorial, Eduardo Barbosa; e o diretor técnico da Diteo/Idace, Paulo Henrique.