Secretário vai até Morada Nova e Tabuleiro do Norte conhecer experiências de irrigação e plantio orgânico

29 de novembro de 2018 - 13:25 # # # # # #

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

Com o intuito de aprofundar conhecimentos de irrigações descentralizadas e plantis orgânicos, o secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, visitou as cidades de Morada Nova e Tabuleiro do Norte, nesta quarta-feira (28). O presidente da Ematerce, Antônio Amorim, também participou do Dia de Campo nas área em que a empresa presta assistência aos produtores.

De passagem pela comunidade Linha Base de Baixo, De Assis foi recebido pelos produtores Francisco José Rodrigues e José Wellington Rodrigues. Os irmãos cuidam de uma plantação de acerola orgânica numa área de  sete (7) hectares na fazenda Saco Grande. Sob estudo estratégico, sistemas semelhantes podem atender outros 1500 hectares apenas para o cultivo da acerola, por meio da ampliação de parcerias com a SDA através do Programa de Irrigação na Minha Propriedade (PIMP), São José, entrega de mudas, recursos do Fundo de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fedaf) e assistência do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

De acordo com Secretaria do Desenvolvimento Agrário e de Irrigação do município, o Plano de Agricultura prevê a implantação do polo de agricultura orgânica da cidade. Para gerar emprego e renda para produtores, a Seagri, com apoio da SDA, quer implantar sistemas semelhantes para o caju, abaxi, goiaba, limão, maracujá, manda, consociados com hortaliças e culturas de ciclo curte.

Para De Assis, o Estado tem o desafio de trabalhar em cadeias produtivas. “Em 2019 enfrentaremos um novo ciclo para a agricultura do Brasil. E nós temos conceber modelos que ajudem a transformar e dar sustentabilidade agregar, renda … e trazer à agricultura familiar um valor fundamental que é tratar a agricultura familiar como um negócio”.

A passagem do representante da SDA e dos técnicos da Ematerce foi muito válida para implantar visões de estado, desenvolvimento e sustentabilidade, segundo Antônio Amorim. “Queremos estar presentes e fazer mais. É importante olhar estas experiências diferentes e tenho convicão que a secretaria vai responder à altura para buscar conjuntos de riquezas e alimentação saudável”, finalizou o presidente da Ematerce.

Abastecimento de água

Em Tabuleiro do Norte, acompanhado do técnico da Ematerce, Eliaci Pinheiro, a comitiva visitou os Sítio Caraúbas e Cobiçado. Na oportunidade, foram apresentadas parcerias com a SDA e Ematerce no desenvolvimento de ações para a cidade. Nas propriedades dos agricultores e Jonas Pinheiro e Zé Francisco, o responsável pela SDA visitou as experiências de plantis de coco, banana, melancia, sorgo, por gotejamento e mini aspersão. Desde 2011 a região conta com cerca de 194 poços perfurados garantindo acesso à água e desenvolvimento de projetos de psicultura, apicultura, caprinocultura e bovinocultura. No total são 200 hectares irrigados.

Os coordenadores de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf), Neyara Lage, e de Apoio às Cadeias Produtivas e de Pecuária (Coap), Márcio Peixoto, participaram das visitas aos municípios do Vale do Jaguaribe.