SDA e Banco Mundial iniciam última missão de 2018 para São José IV

3 de dezembro de 2018 - 13:35

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e o Banco Mundial iniciaram nesta segunda-feira (3) a última missão deste ano em preparação ao pleito da nova etapa do Projeto São José. Até a próxima sexta-feira (7), SDA e a entidade financeira farão tratativas para avançar nos arranjos e implementação do projeto de desenvolvimento rural sustentável.

Pouco mais de um mês desde a última missão de avaliação e estruturação da quarta operação do PSJ, o grupo voltou a se reunir com o secretário De Assis Diniz na abertura da visita.

“Estamos dando seguimento dos workshops que tivemos no fim de outubro. Agora nosso objetivo é definir demandas, melhorias e inovações para refinar o desenho do PSJ. Durante esta semana fecharemos acordos, detalharemos o projeto para que a gente possa preparar os documentos, validar este modelo para que ele tenha qualidade e, em janeiro, voltemos com os documentos mais finalizados apenas para pequenos ajustes finais”, explica Bárbara Farinelli, economista agrícola e responsável pela missão.

Na pauta desta semana, Banco Mundial e SDA discutem o papel de cada executor, a reestruturação da unidade de gerenciamento do projeto, ciclos de investimentos, descrição dos subcomponentes – de abastecimento de água, projetos produtivos e fortalecimento institucional -, beneficiários, critérios de elegibilidade, indicadores, as primeiras atividades a serem realizadas, planos de aquisição, e a parceria com a Ematerce.

Entre as propostas a serem estudadas pelas equipes ao longos dos próximos dias está a criação de um possível comitê operacional de suporte às garantias de atendimento das demandas. Além disso, mapear planos de aquisição nos primeiros 18 meses da operação. A expectativa é de que o São José IV tenha seis anos de duração.

Responsável pela gestão do projeto na SDA, Lafayete Almeida lembra dos avanços sociais possíveis com a nova etapa. “Nosso diálogo será fundamental para assegurarmos que no novo São José tenhamos a preservação do meio ambiente; sustentabilidade dos empreendimentos e, especificamente no componente dos projetos produtivos, abraçarmos o viés social, pela natureza da inclusão dos grupos que historicamente ficaram excluídos do investimento público, mas que agora têm protagonismo nas políticas públicas no nosso estado”, reforça.

“O Ceará espera muito do banco e nossa equipe está preparada para atender todas as demandas trazidas para que tenhamos ao final de tudo uma boa proposta que beneficie nossos agricultores”, relata entusiasmado o secretário De Assis Diniz. As perspectivas para o próximo ano, segundo ele, impõem “a ordem para trabalharmos para que cumpramos o calendário previsto e que não tenhamos nenhum dano de descontinuidade deste projeto”.

Participam da missão os especialistas do banco Júlia Navarro (área social), Guzzman Garcia Rivero (projetos) Juliana Garrido (saneamento) e o consultor e engenheiro sanitarista Wilson Santos Rocha. O secretário adjunto da SDA, Wilson Brandão, também acompanhou a abertura da missão desta manhã.