De Assis Diniz recebe consultora de gênero em missão avançada do FIDA
7 de dezembro de 2018 - 13:55
Ascom |
Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br
O secretário de Estado do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, recebeu na manhã desta sexta-feira (7) a consultora em gênero do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Rodica Weitzman. Após uma semana de visitas de campo, a especialista no tocante a gênero, raça, etnia e juventude nos territórios agrícolas apresentou um balanço dos resultados obtidos pelo Projeto Paulo Freire.
Durante a missão avançada para observar os resultados sobre as nuances de gênero no PPF, a consultora visitou os municípios de Sobral, Coreaú, Ipueiras e Reriutaba. Na próxima semana, ela e um grupo maior de integrantes do FIDA seguem com uma missão de apoio.
Para Rodica Weitzman, o Projeto Paulo Freire desponta entre as iniciativas apoiadas pelo FIDA como uma forte característica da multiplicidade de tarefas. “Minha passagem por aqui foi bastante produtiva”, avalia. “Vi como resultado decorrente do exercício da cidadania que o PPF colabora é ver mulheres gerindo várias associações e a capacidade de auto-organização destas mulheres e dos jovens sendo fomentada. Estes dois públicos têm olhares amplos para as comunidades, isso não fragiliza uma associação comunitária, mas a fortalece”, explica a consultora.
De acordo com o secretário De Assis, a visita de Rodica traz satisfação pelos relatos apresentados. “Nós sempre temos percebido que quando à frente de muitos projetos estão mulheres alcançamos melhor efetividade. Sabemos que nos movimentos de mulheres, quando há engajamento há, acima de tudo, emponderamento social; e isso significa que gerar renda é gerar autonomia, mostrando que é viável e que é possível viver suas potencialidades”, reforça.
Participaram da reunião a equipe de técnicas da Unidade de Gerenciamento do Projeto Paulo Freire, sob gestão da coordenadora Íris Tavares.