Garantia Safra: 9.968 agricultores recebem a primeira parcela a partir de hoje

10 de dezembro de 2018 - 16:36 # # # #

Ascom | André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br

A partir de hoje (10), 9.968 agricultores familiares de sete municípios cearenses recebem a primeira parcela do Garantia Safra 2017-2018. O programa da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead), vinculada à Casa Civil da Presidência da República, inicia com o pagamento dos beneficiários com o número final do cartão “1” e encerra no próximo dia 20 de dezembro com aqueles que terminam com o número “0”, seguindo ordem numérica crescente.

Os primeiros sete municípios a receberem o pagamento são: Deputado Irapuan Pinheiro, com 836 beneficiários; Mombaça, 4.591 beneficiários; Banabuiú, 766; Limoeiro do Norte, 625; Quixeré, 1.037; e São João do Jaguaribe. A primeira parcela de R$ 170, de um total de cinco, é um benefício pago aos agricultores familiares de municípios que registraram perda de safra acima de 50% na área de atuação da Sudene. Para chegar ao cálculo, são utilizados relatórios e estudos do IBGE, INMET e Cemaden.

Dos 64 municípios que solicitaram a vistoria, 59 concluíram o processo e 52 aguardam a divulgação dos relatórios de perda. Sobre um possível ingresso de novos municípios, o coordenador de Crédito Fundiário e Políticas Afins, Arimatea Gonçalves, informa que “é preciso aguardar a folha de janeiro sobre o processo de apuração da perda”.

Garantia Safra

O Garantia Safra é uma ação para agricultores familiares que se encontram em municípios na área de atuação da Sudene sistematicamente sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas.

Os agricultores que aderirem ao Garantia Safra nos municípios em que forem verificadas perdas de, pelo menos, 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão, ou outras culturas definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia Safra, receberão o benefício Garantia Safra diretamente do governo federal.