Governo do Ceará recebe delegação africana para apresentar estratégias de convivência com o semiárido

10 de dezembro de 2018 - 08:00

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), recebe representantes de Burkina Faso, Níger e Senegal. Nesta segunda-feira (10), às 14h, o grupo será acolhido pelo secretário Francisco de Assis Diniz, no auditório da Ematerce.

A visita ao Estado, até a próxima sexta-feira (14), tem o intuito de conhecer as estratégias de convivência com o semiárido brasileiro. Entre as experiências estão as cisternas de placas, o sistema de reuso de águas, quintal produtivo, casas de sementes e biodigestor. O intercâmbio é fruto da parceria entre a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Durante o intercâmbio, o grupo visitará os municípios de Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Chorozinho, Barreira, Choró e Ibaretama.

“Todas as experiências visitadas são de iniciativa dos próprios agricultores e agricultoras experimentadoras que conseguiram se consolidar enquanto experiência, enquanto política pública. Algumas já com investimento de governo e sendo socializadas para outras famílias. Então é de fundamental importância saber que nossos agricultores são detentores de sabedoria, de experiência, de iniciativa, que os tornam resistentes, persistentes e preparados para conviver com o Semiárido”, ressalta Luiz Carlos, coordenador da ASA pelo estado do Ceará e secretário de Finanças da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece).

Os secretários Zé Leite (Executivo) e Wilson Brandão (Adjunto) também acompanham a visita do grupo no início da tarde.

 

Com informações da Asa Brasil