Missão do FIDA inicia com balanço positivo sobre ações do Paulo Freire

10 de dezembro de 2018 - 17:18

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

Teve início na manhã desta segunda-feira (10) a missão de apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). Até a próxima sexta-feira (14) o grupo fará reuniões bilaterais e institucionais com a equipe de técnicos do Projeto Paulo Freire. Esta é a última vinda do grupo ao Estado. Já na abertura da missão, na presença do secretário De Assis Diniz, o Oficial de Programas do FIDA no Brasil, Hardi Vieira, fez um balanço positivo da parceria entre a instituição financeira e o Governo do Ceará.

“Chegamos a mais de 530 projetos produtivos em andamento. Proporcionamos assistências técnicas de boa qualidade em 600 comunidades. E neste fechamento de 2018 gostaríamos de parabenizar a liderança da SDA por este ano intenso que fez com que o Paulo Freire cumprisse suas metas e, com isso, o FIDA vê uma situação favorável às nossas parcerias”, avalia Hardi Vieire.

Concomitantemente aos encontros internos, o consultor da área hídrica da instituição financeira, Donivaldo Martins, acompanha o projeto das Estações de Tratamento Móveis (Etas). Martins segue às cidades de Coreaú, Potengi, Assaré e Irauçuba.

Entre os principais pontos discutidos na abertura da missão, o FIDA destacou a prorrogação do encerramento do acordo de empréstimo, agora, previsto para 31 de dezembro de 2020. A resolução da medida foi emitida pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) ligada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Para o secretário De Assis, a parceria em vista das ações do PPF tem sido exitosa e deve seguir forte. “Infelizmente dinheiro para as populações mais pobres tem sido cada vez mais difícil, e, mesmo diante disso, nós não podemos nos furtar de dar amplas condições, através de ações como do Projeto Irrigação na Minha Propriedade (Pimp), Assistência Técnica Contínua (Atc) e outras iniciativas para que nossos pequenos produtores possam desenvolver vocações e estimularmos suas potencialidades”, ressalta Diniz.

Integram a missão os consultores Emmanuel Bayle (Desenvolvimento Rural), Danilo Pisani (Gerenciamento Financeiro), Luciana Matte (Aquisições e Contratações) e Rodrigo Dias (Planejamento, Monitoramento e Avaliação).