SDA entrega 200 sistemas de reuso d´água no biênio 2017-2018

11 de dezembro de 2018 - 13:03 # #

Ascom | André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), através Coordenadoria de Projetos e Programas Especiais (COPPE), entregou 160 sistemas de reuso de águas de cinzas domiciliares em 22 municípios cearenses. O balanço da coordenadoria informa ainda que até o final de dezembro outros 40 sistemas devem ser entregues nos municípios de Itapipoca (7 sistemas), Massapê (7), Pentecoste (6), Santana do Acaraú (6), Sobral (7) e Trairi (7). Ao final do biênio, a ação da COPPE/SDA terá entregado 200 equipamentos e investido R$ 1.431.600 na implantação da tecnologia social. Os recursos são oriundos do Tesouro Estadual.

Os contratos são executados por meio de entidades parceiras que prestam assistência técnica nas regiões de Crateús e Serra da Ibiapaba (Cáritas Diocesana), Maciço de Baturité e Vale do Jaguaribe (Obas), Vale do Curu e Sertões de Sobral (Cetra), Sertão Central e de Canindé (Instituto Antônio Conselheiro) e Centro-Sul e Cariri (Instituto Elo Amigo). A previsão é que, até o final de 2019, outros 100 sistemas de reuso das águas de cinzas serão entregues com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). No último caso, as famílias a serem atendidas já foram cadastradas e, atualmente, passam por oficinas de treinamento e capacitação.

Até a data de publicação desta matéria, os seguintes municípios já haviam recebido sistemas de reuso d´água de cinzas: Acopiara (10 equipamentos), Ararendá (7), Canindé (8), Choró (8), Crato (7), Ibiapina (7), Ipaporanga (6), Jucás (10), Limoeiro do Norte (7), Mauriti (6), Milagres (7), Ocara (6), Pacajus (6), Pereiro (7), Quiterianópolis (6), Quixadá (8), Quixeramobim (8), Russas, Senador Pompeu (8), Tianguá (7) e Ubajara (7). O processo de seleção é deflagrado pelas entidades executoras e deve contar com a participação de instituições representativas das localidades, tais como intergrantes de conselhos locais e lideranças comunitárias.

Reuse, reutilize, repense

O reuso das águas de cinzas domiciliares é uma tecnologia social que aproveita o descarte d´água de pias e banheiros destinando-o para irrigação de canteiros no quintal de casa (hortigranjeiros). A partir da tubulação saindo da residência, e aproveitando a inclinação do terreno, o descarte d´água passa primeiramente por uma caixa de gordura, capaz de reter óleos e resíduos domiciliares de grande tamanho.

O material restante da primeira filtragem cai por gotejamento no minhocário, responsável pela primeira filtragem biológica e pela segunda filtragem física. Após atravessar camadas de húmus e minhoca, seixo, brita, areia lavada e serragem, numa profundidade total de 2,5 metros, o líquido restante desliza por mais um encanamento até ser despejado numa caixa d´água.

O resultado final do sistema de reuso não serve para consumo humano, porque não passa por mecanismos de filtragem ou tratamento adequado. Entretanto, como a água resultante é rica em Nitrogênio e Fósforo, o resultado das filtragens físicas e da biológica é extremamente rico para a agricultura familiar. Além disso, o húmus produzido pelo equipamento tem alto valor de venda no mercado agrícola.

(Imagens: Marcos Vieira e Tuno Vieira)