Paulo Freire: SDA e FIDA concluem última missão de apoio em 2018

13 de dezembro de 2018 - 20:36

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

Com destaque para o indicativo de prorrogação do contrato vigente com o Governo do Ceará para execução do Projeto Paulo Freire até 2020, terminou nesta quinta-feira (13) a última missão de apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) em 2018.

De acordo com a resolução emitida pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) ligada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, até 31 de dezembro de 2020, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) seguirá com as ações do PPF. Pelo atual modelo contratual, o projeto prevê atividades até junho do próximo ano. A partir desta perspectiva, durante a semana, técnicos da Unidade de Gerenciamento do Projeto e consultores do FIDA estudaram tratativas para o Paulo Freire em 2019.

“Isso tudo se dá porque a missão constatou a qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido nas comunidades que recebem a assessoria técnica continua. Importante destacar as 563 comunidades organizadas e aptas a executarem recursos do plano de investimento”, justifica a coordenadora pro Projeto Íris Tavares.

A prorrogação foi inserida no memorando com o resumo da missão assinado hoje pelo secretário da SDA, De Assis Diniz, e pelo secretário adjunto, Wilson Brandão. “A missão vê com bons olhos a parceria e agora encaminha para o FIDA a recomendação positiva para dar seguimento à operação”, explica o Oficial de Programas do FIDA no Brasil, Hardi Vieira.

Segundo Íris Tavares, o planejamento prevê que no próximo período haverá um alcance de 100% das atividades do desenvolvimento produtivo. “O recorte transversal das ações voltadas para gênero, raça e etnia, assim como o recorte hídrico, por meio de uma ação piloto da Estação de Tratamento de Água Móvel – ETA, que provisiona o primeiro abastecimento na cisterna de 1ª água das famílias beneficiadas, estão em nosso horizonte”, explica.

Desde a última segunda-feira (10), o Hardi Vieire esteve no Ceará acompanhado dos consultores Emmanuel Bayle (Desenvolvimento Rural), Danilo Pisani (Gerenciamento Financeiro), Luciana Matte (Aquisições e Contratações), Donivaldo Martins (Área Hídrica), e Rodrigo Dias (Planejamento, Monitoramento e Avaliação).