Pronaf: Fazenda Mandacaru recebe investimento de R$ 2.109.960

13 de dezembro de 2018 - 13:42 # # #

Ascom | André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br

O secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, assinou a liberação de R$ 712.320 para implementação de 28 produtores em caprinocultura da Fazenda da Mandacaru na última quarta-feira (12). Até o início do próximo ano, está prevista a assinatura do contrato para liberação de R$ 736.200, destinados a 30 projetos produtivos; e outros 26 projetos serão encaminhados para aprovação da superintendência do Banco do Nordeste. O total de investimento via Pronaf é de R$ 2.109.960.

“O Instituto Agropolos do Ceará acompanha mais de 70 associações comunitárias, através de projetos da SDA e do Projeto São José, e, em todas elas, ouvimos o mesmo pedido. Os agricultores familiares dessas associações também querem estar inscritos no Pronaf e o IACe irá bater à porta do BNB para sermos parceiros nessa empreitada”, reforçou a diretora administrativa financeira do Instituto Agropolos do Ceará, Delanny Pinheiro.

A assinatura de liberação dos recursos aconteceu durante o lançamento do Programa de Desenvolvimento Territorial do BNB no showroom da Prefeitura de Jaguaribara e contou com a participação do superintendente estadual do banco Jorge Antônio Bagdêve. Além do representante do banco, discursaram os prefeitos de Jaguaribara e Jaguaribe, Joacy Alves e José Abner, respectivamente.

Em seu discurso, De Assis Diniz frisou a integração de forças entre o banco público e o quadro técnico da secretaria estadual para criação do Projeto do Leite nas regiões do Sertão Central e dos Sertões de Sobral. “Hoje, estamos trazendo o que hoje existe de melhor em corpo técnico para buscarmos, junto ao Banco do Nordeste, o desenvolvimento integrado da região do Médio Jaguaribe”, reforçou ao anunciar a equipe da Coordenadoria de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária (Coape/SDA) e da Ematerce.

Desenvolvimento Territorial

O Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste do Brasil é uma estratégia para contribuir com o desenvolvimento local e territorial por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas da região. A ação busca fortalecer as cadeias produtivas das atividades produtivas, incorporação de tecnologia e promover o financiamento integrado e orientado.

Até o momento, o Território do Médio Jaguaribe garantiu a formação de quatro comitês gestores municipais, a criação de um comitê gestor territorial (CGT) e a construção de um plano de ação para a atividade a bovinocultura leiteira. O principal desafio, observaram os servidores do BNB, é a baixa produtividade da atividade.