Parque de Exposições recebe I Mostra dos Quilombolas no final de semana

14 de dezembro de 2018 - 08:35 # # #

Ascom | André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br

A partir de hoje (14) e até o próximo domingo (16), o Parque de Exposição César Cals recebe a I Mostra Estadual dos Quilombolas do Ceará. O evento, realizado com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Instituto Agropolos do Ceará (IACe), da Comissão Estadual dos Quilombolas Rurais do Ceará (Cequirce) e da Associação de Remanescente Quilombola de Porteiras Caucaia/CE.

A mostra foi definida a partir do diálogo entre o governador Camilo Santana com o movimento quilombola. O objetivo é dar visibilidade ao grupo social, tendo como foco os produtos agrícolas, não-agrícolas e as manifestações sociais, explica o coordenador da SDA, Castro Junior.

Segundo ele, a feira reúne produtos da agricultura familiar de 50 comunidades quilombolas espalhadas de todos territórios cearenses e também é um espaço para troca de conhecimentos para os povos quilombolas. Além dos visitantes poderem consumir comidas típicas, serão comercializados como laticínios, mel e próprio artesanato produzido pela população remanescente de quilombos do Ceará.

Por fim, a I Mostra Estadual dos Quilombolas traz atrações culturais, como danças afro, dança do côco e o já conhecido forró Pé de Serra. Segue a programação: