Última reunião do Comitê Integrado da Seca de 2018 traz balanço das chuvas de pré-estação

17 de dezembro de 2018 - 16:51

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

Mesmo com a pouca previsibilidade a longo prazo das chuvas no período da chamada “pré-estação”, o Comitê Integrado de Convivência com a Seca ficou a par da avaliação positiva realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), acerca das precipitações que ocorrem no estado desde a última semana de novembro. O balanço foi apresentado neste segunda-feira (17), durante a última reunião do grupo em 2018, na sede do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

Desde que começou a chover, de acordo com o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, as precipitações têm sido acima da média para o período. “Não costuma chover muito nestes meses. A média de dezembro não é muito alta, cerca de 31mm, e já estamos ultrapassando esta marca apenas nesta primeira quinzena”, avalia. Ainda segundo Fritz, foram registradas quedas de água em quase 200mm e acumulados de chuvas, principalmente nas regiões Sul, Oeste e parte da Centro-Sul, que já ultrapassaram as médias deste período.

Com 70% das chances do fenômeno El Niño (quando as águas superficiais do Oceano Pacífico chegam a elevados índices de aquecimento, principalmente na faixa equatorial) influenciar as chuvas entre os meses de março a maio, os registros da pré-estação são considerados importantes. “Se esta pré-estação for confirmada como boa, então já significa aporte hídrico, umidade trazida para o Estado, principalmente para a agricultura”, aponta o estudioso da Funceme ao confirmar condições meteorológicas e oceânicas “favoráveis” para novas chuvas entre dezembro e janeiro do próximo ano.

Mesmo com a existência do fenômeno no Oceano Pacífico, a previsão mais provável é a de que a intensidade do El Nino varie entre “fraca” ou “moderada”, num cenário menos favorável. Friz prospecta que “a influência negativa sobre as nossas chuvas poderá ser menor”.

Garantia Safra

Para apresentar uma avaliação dos números do Programa Garantia Safra, o comitê ouviu ainda o Delegado Federal da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário no Ceará (SEAD/CE), Rosilônio Magalhães. Em sua fala, o representantes do governo federal destacou a inclusão dos municípios de Ibicuitinga e Piquet Carneiro na folha de pagamento de janeiro. Eles se somam outros setes municípios que na semana passada já receberem o pagamento. São eles Deputado Irapuan Pinheiro, com 836 beneficiários; Mombaça, 4.591 beneficiários; Banabuiú, 766; Limoeiro do Norte, 625; Quixeré, 1.037; e São João do Jaguaribe.

Segundo ele “o programa registrou na safra 2017/2018, a adesão de 178 municípios. Deste, 64% pediram vistoria para ser realizado um trabalho de campo com os técnicos para verificação de perdas de safra. Cinquenta e três cidades já realizaram vistorias”.

Perfuração de poços

O grupo debateu também ações desenvolvidas pela Sohidra na instalação de sistemas de abastecimento d’água e perfuração de poços profundos. De acordo como o superintendente adjunto da Sohidra, Wanderley Guimarães, somente em 2018 foram quase dois mil poços profundos instalados no estado. “Nosso quadro de resumo dos poços confirma que, de 2015 até hoje, temos 2.056 poços a serem instalados, além de 1.916 secos. Isso totaliza 6.430 poços”, explica o adjunto. Isso representa 29,8% em equipamentos a serem utilizados pela secretaria na garantia de água. Somente este ano, a superintendência contabiliza 936 poços aguardando instalação.

Participaram da 276ª reunião do Comitê Integrado de Convivência com a Seca o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, De Assis Diniz, o secretário executivo da SDA, Zé Leite, o presidente da Ematerce, Antônio Amorim e representantes do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC), do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), da Defesa Civil e dos municípios de Crateús, Paramoti, Pedra Branca e Itaitinga.