Camilo Santana reconduz De Assis Diniz para Secretaria do Desenvolvimento Agrário

1 de janeiro de 2019 - 20:13

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

Tomou posse nesta terça-feira (1º) como titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), para o quadriênio 2019-2022, Francisco De Assis Diniz. Reconduzido pelo governador Camilo Santana, após passar oito meses à frente da pasta, Diniz integra o grupo de 20 secretários investidos em cerimônia realizada no Palácio da Abolição.

Metalúrgico, bacharel em Direito e História e especialista em Gestão Pública e Economia do Trabalho pela Unilab e pela Unicamp, respectivamente, De Assis participou da Central Única dos Trabalhadores desde a sua fundação, sendo eleito duas vezes presidente. Também presidiu o diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) de dezembro de 2013 a abril de 2018.

Entre 2007 e 2013 foi presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). Em 2018, assumiu a pasta do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará tornando-se o quinto a exercer a função da atual configuração institucional.

Nova percepção de ações

Ao fazer um balanço do último período, o responsável pela secretaria avalia que foram meses de zelo, dedicação, compromisso e trabalho forte em prol da agricultura familiar. “Recebo com muita satisfação esta missão, com a responsabilidade de quem conduziu esta secretaria nos últimos oito meses fortalecendo o desenvolvimento e a integração dos grandes projetos e das coordenadorias da SDA, sobretudo do Projeto São José e do Projeto Paulo Freire, fazendo com que nossas coordenadorias tenham a responsabilidade de olhar a agricultura familiar na sua dimensão”, destaca.

Para os próximos anos, De Assis aponta o desafio do Sistema Estadual de Agricultura em ter percepção à necessidades de integração de ações da SDA e das vinculadas (Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará – IDACE -, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATERCE -, e das Centrais de Abastecimento do Ceara – Ceasa), pelo fortalecimento dos territórios e cadeias produtivas.

“Nós temos a responsabilidade de fazermos o melhor, de termos o melhor desempenho e servir a todos que necessitam. Não podemos nos acomodar com bons salários, com o conforto dos nosso escritórios e assessorias. Precisamos estar em campo apostando em projetos pioneiros que possam desenvolver agricultura e este processo nos levará a ter assistência técnica capaz de identificar o passo seguinte”, aponta De Assis.

Segundo ele, a secretaria poderá preparar a agricultura familiar para alem da agroindústria. “Apostamos na comercialização, identificando produtos, fazendo a lógica mercadológica, acesso ás cadeias e às redes regulares, supermercados, compras institucionais, e que a agricultura seja instrumento para incrementar, agregar valor, dar sustentabilidade e levar desenvolvimento social e integral dentro de uma economia numa região semiárida, mas, principalmente, de um povo criativo, trabalhador e que tem disposição para olhar o futuro e vencer”.

De Assis Diniz, Secretário do Desenvolvimento Agrário

Novo governo

Foram empossados ainda os secretários Élcio Batista (Casa Civil), Fernanda Pacobahyba (Fazenda), Mauro Benevides Filho (Planejamento e Gestão), Socorro França (Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos), André Costa (Segurança Pública e Defesa Social), Luís Mauro Albuquerque (Administração Penitenciária), Francisco de Queiroz Maia Júnior (Desenvolvimento Econômico e Trabalho), Lucio Ferreira Gomes (Infraestrutura), Arialdo Pinho (Turismo), Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Saúde), Fabiano Piúba (Cultura), Zezinho Albuquerque (Cidades), Juvêncio Vasconcelos Viana (Procuradoria Geral do Estado), Eliana Nunes Estrela (Educação), Francisco Teixeira (Recursos Hídricos), Artur Bruno (Meio Ambiente), Inácio Arruda (Ciência, Tecnologia e Educação Superior), Rogério Pinheiro (Esporte e Juventude), Aloísio Carvalho (Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado) e Cândida Maria Torres de Melo Bezerra (Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário).

Representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (FETRAECE), Movimentos dos Sem Terra (MST), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento Terra Nossa, da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (FETRAF), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Instituto Cigano do Brasil e de movimentos de povos indígenas participaram do evento.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque, e os deputados federais José Guimarães, André Figueiredo, Eduardo Bismarck, Aníbal Gomes, Genecias Noronha, Chico Lopes, Idilvan Alencar e Mauro Filho prestigiaram o evento.

Imagens: André Gurjão e Imprensa Casa Civil