Profetas da Chuva fazem bons prognósticos para 2019 e homenageiam De Assis Diniz

12 de janeiro de 2019 - 17:27

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

A depender da sabedoria de 21 profetas da chuva, o inverno de 2019 será melhor se comparado ao do último ano. Em meio a previsões otimistas, eles estiveram reunidos na manhã deste sábado (12) na sede da Faculdade Cisne, em Quixadá, no Sertão Central. Na oportunidade, o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, De Assis Diniz, foi homenageado pelos organizadores do encontro.

A 23ª edição do Encontro dos Profetas da Chuva, promovida pelo Instituto de Violas e Poesia do Sertão Central, atraiu a atenção de muitos agricultores, autoridades e curiosos acerca da sabedoria popular frente ao próximo período de chuvas.

De acordo com o idealizador do evento, Helder dos Santos Cortez, o encontro desperta demandas aos setores da agricultura, recursos hídricos, saneamento e cultura. “A SDA é a maior apoiador deste evento, isto porque não existe profeta que não tenha relação forte com a agricultura”, explica o organizador. Ainda segundo ele, foram destes encontros que surgiu a proposta de aprimorar a distribuição de sementes por parte da secretaria em todo o Estado.

Agraciado com homenagem por apoiar a iniciativa, o secretário De Assis Diniz destaca que análise popular dá esperança para bons resultados. “A análise que se tem é de uma boa safra, após um período satisfatório de chuvas. Este 23º encontro é a celebração da cultura, do conhecimento e de uma centralidade do que é a atividade da agricultura familiar que faz com que as pessoas vivam com alegria e esperança”, explica.

Francisco De Assis Diniz, secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará

 

Helder dos Santos Cortez, idealizador do Encontro dos Profetas da Chuva

“Em 2019 a SDA vai trabalhar a ampliação do Projeto São José, integração de cadeias produtivas, quintais produtivos (…) criar mecanismos para aumentar o índice de produtividade do agricultor e preparar este homem do campo para o próximo passo que será o da comercialização”, aponta De Assis ao dizer-se feliz com os prognósticos dos profetas.

Participaram do encontro o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, o deputado estadual eleito Guilherme Landim, o presidente da Cagece, Neuri Freitas, e os prefeitos Hilário Marques (Quixadá) e Nilson Diniz (Cedro), vice-presidente da Aprece.

Profetas da natureza

Agricultor aposentado, José Célio de Assis, de 91 anos, residente em Limoeiro do Norte, participa há oito anos do encontro. Ele reconhece os prognósticos científicos para o próximo período, mas alerta: “os profetas da natureza sabem de um bocado de coisa!”

“As perspectivas são as melhores possíveis!”, afirma o observador que diz ter aprendido do avô, em 1950, a fazer previsões. “Estou muito satisfeito com as chuvas de dezembro e janeiro. Observei as árvores (jucazeiro, carnaubeira, flamboyant, cajarana, carnaubeira, cumaru e oiticica) e todas dão sinal de inverno bom! Não podemos mais ter seca”.

É o mesmo que pensa a única mulher do grupo. A “Profetiza Lurdinha”, moradora da comunidade Campo Velho, em Quixadá, credito sua sabedoria “a Deus”. “A sabedoria para fazer estas prognósticos vem de Deus. E, se depender dele, vamos ter bom inverno. Entre julho e dezembro fiz minha experiência observando a exposição das pedras de sal e, por elas, posso afirmar que teremos bom inverno”, prospecta a professora aposentada de 81 anos que também aprendeu de seu pai a observar os fenômenos.