José Wilson novo superintendente do IDACE; Ematerce e Ceasa permanecem com atuais presidentes

14 de janeiro de 2019 - 14:37

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

O governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, nomeou para a superintendência do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (IDACE), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Wilson Gonçalves. A informação consta no Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta-feira, 11.

José Wilson de Sousa Gonçalves deixa a coordenadoria regional do Nordeste da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag). Ele substitui o médico veterinário Cirilo Pimenta, superintendente do IDACE desde março de 2017.

Responsável pela execução do Programa de Cadastro Georreferenciado de Imóveis Rurais e Regularização Fundiária, com meta até 2020 de cadastrar 260.846 imóveis, emitir 182 mil títulos e beneficiar mais de 209 mil famílias, o IDACE, somente nos últimos quatro anos (2015 a 2018), entregou títulos definitivos de posse de terra a 26 mil agricultores, beneficiando cerca de 30 mil famílias.

“Esperamos dar continuidade ao trabalho que o IDACE tem feito, principalmente na entrega de títulos, e agregar ações fundamentais para proporcionar ao povo do campo que não tem terra ou vivam em situação de conflito tenham o domínio da sua propriedade”, explica José Wilson, filho de agricultores nascido em Independência.

José Wilson, superintendente do IDACE

Vinculadas

Também vinculados à SDA, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa), respectivamente, seguem sob as presidências de Antônio Amorim e Maximiliano Quintino de Medeiros.

Natural de Tauá, contador e sindicalista, Antônio Rodrigues de Amorim é presidente da Ematerce desde março de 2015, já tendo exercido o cargo de Secretário Adjunto do Desenvolvimento Agrário de 2007 a 2014.

Antônio Amorim, presidente da Ematerce

Geógrafo, professor da rede pública estadual e Mestre em Economia do Setor Público pela UFC/CAEN, Maximiliano César Pedrosa Quintino de Medeiros assumiu a presidência da Ceasa/CE em janeiro de 2018 após deliberação do Conselho Administrativo. O ex-diretor da Ematerce, ex-presidente do Instituto Agropolos do Ceará e assessor especial do gabinete do governador segue com mandato até março de 2021.

Max Quintino, presidente da Ceasa