Agropolos apresenta balanço da parceria com SDA em 2018

16 de janeiro de 2019 - 10:47

Ascom Agropolos | Hévilla Leal - hevilla.leal@institutoagropolos.org.br

Para efetivar políticas públicas de apoio aos agricultores familiares cearenses a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) contou no último ano com importantes parcerias de seus órgãos vinculados e especialmente do apoio técnico do Instituto Agropolos do Ceará.

Ações contemplaram as regiões do Sertão Central, do Cariri, de Baturité, de Vale do Jaguaribe, de Canindé, do Litoral Norte, do Litoral Leste, de Crateús, da Grande Fortaleza e da Ibiapaba no acompanhamento da entrega de, aproximadamente, seis mil matrizes caprinas, beneficiando, cerca de 400 famílias em algumas dessas localidades. Além disso, mais 422 núcleos familiares ganharam galinheiros contendo área de pastagem e 120 pintos cada. Para estimular a apicultura, foram distribuídos 320 kits contendo macacão, luva, bota, 15 ninhos, 15 melgueiras, vassoura, 1 formão e 1 fumigador. O Agropolos também acompanhou 155 tanques de resfriamento de leite utilizados para abastecer a produção de 1.860 agricultores familiares que fornecem para o programa de Aquisição de Alimentos do Leite. Entre 2017 e 2018, foram implementadas 1.571 cisternas de enxurrada. Assistindo demandas do Idace, foram mais de sete mil imóveis com apoio do instituto para a regularização fundiária.

Junto à Unidade de Gerenciamento do Projeto São José, 77 associações receberam Assistência Técnica e Extensão Rural em benefício de 2.200 famílias, elaborando planos de mecanização agrícola para a entrega de tratores, acompanhando 67 sistemas de abastecimento implantados para beneficiamento de 7.818 famílias, contribuindo com instalação de módulos sanitários para beneficiamento de 2.264 famílias e de três sistemas de reuso de água beneficiando 15 famílias.

No Projeto Paulo Freire, o Agropolos acompanhou 1.209 abastecimentos da primeira carga de água potável. Também participou, com o apoio técnico e gerencial, do desenvolvimento produtivo e de capacidades, sendo mais de 900 com água e capacitamos, aproximadamente, 2.000 beneficiários.

Desde o início de 2019, o IACe permanece inserido nesses projetos para continuar contribuindo com o desenvolvimento do Ceará.