Quixelô celebra 34 anos de emancipação com entrega de títulos

1 de fevereiro de 2019 - 23:13

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

O município de Quixelô fez festa para receber do Governo do Ceará 170 títulos de propriedade rural na manhã desta sexta-feira (1º). Nos 34 anos de emancipação política, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), produtores comemoraram ainda a chegada de mudas e sementes do programa Hora de Plantar.

Para a prefeita Fátima Gomes, o momento é de gratidão pelas vitórias fruto da parceria com o executivo estadual. “Quixelô não pode esquecer do homem que vem fazendo história que é o Camilo Santana ao reafirmar a entrega de títulos aos nossos agricultores”, destaca a gestora municipal.

Luzia de Oliveira e Antônio Inácio, casados há 44 anos, chegaram cedo para assinar o documento da posse da terra. Moradores do Sítio Garrota I eles asseguram: “a esperança se renova”. Impossibilitado de voltar a plantar depois de quatro décadas de cultivo, ele respira aliviado “pois a vida toda plantei arroz, feijão, milho, algodão no que só hoje passou a ter meu nome. Agora espero deixar essa herança pros três filhos. Esta é minha satisfação”.

A entrega dos 170 títulos prevista para se encerrar até o fim de fevereiro integra um objetivo do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (IDACE) de atender até 2020 uma demanda de 1703 títulos em Quixelô. “Identificamos que muitos agricultores tinham a terra porém sem escritura. Agora o Governo vai entregar e esperamos que eles devam ir logo ao cartório fazer o registro e garantir autonomia e cidadania com a casa em nome de cada trabalhador rural com terra para produzir”, destaca o superintendente do IDACE, José Wilson Gonçalves.

“A vida dos agricultores a partir de hoje muda para sempre”, comemora o secretário De Assis Diniz. Segundo ele, o título da terra, registrado em cartório, tem significado amplo. “O Governo do Ceará procura construir um processo de indução para a agricultura familiar e criar benefícios diretos. E nisso nossos agricultores poderão acessar políticas de assistência técnica, de crédito para investir na propriedade, ações produtivas e de renda”, explica.

Fortalecimento agrícola

Para além dos títulos, durante o evento, o secretário De Assis anunciou a chegada de um caminhão baú para modernizar a central de recebimento e distribuição dos produtos da agricultura familiar, através do PPA Alimentos, via compra com doação simultânea, com investimento de R$12 mil em recursos para compras do programa em 2019.

Agricultores receberam ainda sementes de palma forrageira, 200 mudas de cajueiro, 150 de aceroleira, 210 de cajazeira, 140 de mangueira, 970 essências de sabiá e 960 de aroeira. A ação foi tornada possível através da Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (CODAF) por meio do programa Hora de Plantar.

Há cinco anos plantando sementes do programa da SDA, José Omar de Araújo (390, morador da Carnaubinha do Faé, tem esperança de boas chuvas após receber antecipadamente as sementes de sorgo. “O sorgo forrageiro tem feito a diferença para manter o rebanho, principalmente porque agora chegou bem mais cedo. Mesmo com a semente resistente rezo para que chova para que a gente consiga criar nossos filhos com tranquilidade”, confessa o produtor também beneficiário de um kit de inseminação artificial da Coordenadoria de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária (COAPE). Com total investido de R$ 2.697,50, o kit permitirá que 20 famílias da Associação Comunitária Nossa Senhora das Graça veja a produção de leite ganhar impulso.