Banabuiú receberá trator e sementes do Hora de Plantar nesta quinta-feira (7)

5 de fevereiro de 2019 - 13:50

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

Cerca de 242 agricultores de Banabuiú, no Sertão Central, receberão do Governo do Ceará, nesta quinta-feira (7), sementes da 32ª edição do programa Hora de Plantar. Com a presença do secretário De Assis Diniz, o município será contemplado ainda com um trator do projeto de mecanização agrícola do Projeto São José III.

A solenidade de distribuição das sementes ocorrerá a partir das 10h30 em evento realizado em frente ao Mercado Público, com a presença do prefeito Edinho Nobre. Nesta edição serão entregues 3.750 quilos de sementes de feijão caupi, milho variedade, milho híbrido e sorgo forrageiro, 30 metros cúbicos de maniva de mandioca e 1.700 mudas de essências nativas (sabiá, caju anão precoce e aroeira). Investimento do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP), o Hora de Plantar dispõe do valor total de R$ 17.2 milhões na safra 2018/2019, dos quais R$ 29.322,50 são destinados a Banabuiú com apoio do armazém da Ematerce em Morada Nova.

O ato marcará ainda a cessão do prédio da Companhia Estadual de Desenvolvimento Agrário e de Pesca (CEDAP) para abrigar a secretaria municipal de pesca.

Mecanização Agrícola

Durante o evento, o secretário De Assis Diniz entregará ao município um trator da marca Massey Fergunsson à Associação Comunitária dos Pequenos Produtores do Jiqui. A partir do momento da entrega dos tratores, a gestão e a manutenção do equipamento passa a ser de responsabilidade da associação, não sendo possível a reposição por mau uso ou atribuir responsabilidade por parte do Governo do Ceará sobre o desvio de finalidade.

No intuito de atender 180 comunidades rurais em todas as regiões do Estado do Ceará, o programa de mecanização agrícola – lançado no Dia De São José (19 de março de 2018) pelo governador Camilo Santana – vai investir R$ 21.729.156,57.