Festival das Juventudes do Semiárido desembarca no Cariri neste final de semana

5 de fevereiro de 2019 - 18:18 # # # # #

ASCOM André Gurjão andre.gurjao@sda.ce.gov.br

Na próxima sexta-feira (8/2), o Festival das Juventudes do Semiárido: desembarca na região do Cariri. A última edição do evento territorial, que leva o tema “Agroecologia e Democracia”, segue até o próximo domingo (10), reúne cerca de 250 beneficiários do Projeto Paulo Freire e é um encontro preparatório para etapa estadual que está prevista para acontecer ainda neste ano. As edições anteriores ocorreram entre novembro do ano passado e janeiro deste ano nos seguintes municípios: Ipueiras, Sobral e Tauá.

O evento é uma promoção da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), através do Projeto Paulo Freire, e conta com apoio do Instituto Agropolos do Ceará (IACe). A realização fica por conta do Instituto Flor do Piqui, ONG Cactus, Fetraece e Prefeitura de Campos Sales. O objetivo do festival, que reúne cerca de 250 jovens, entre 15 e 29 anos, dos municípios de Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales, Nova Olinda, Potengi, Santana do Cariri, Salitre e Tarrafas, é proporcionar um espaço de diálogo e troca de experiências entre as juventudes rurais.

O secretário De Assis Diniz participa da mesa de abertura e do painel “Juventudes do Campo: Agroecologia e Democracia”, às 11h30 e 14h30, respectivamente, logo no primeiro dia de evento. Além do titular da pasta de Desenvolvimento Agrário, participam como debatedores a secretária de Juventude da Fetraece, Milena Camelo; o presidente da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), Marcos Jacinto; o representante do Movimento dos Sem Terra, Luz Marin; e o representante da Casa Grande, João Paulo Maropo.

Emancipação e Cidadania

“Nós não construímos sonhos vivendo nos nossos casulos e nos nossos mundos pequenos. (Embora) Os quintais produtivos das nossas casas devam servir de inspiração para a superação de uma sociedade que insiste em nos dividir em quem é de esquerda e quem é de direita”, saudou a juventude rural o secretário De Assis Diniz, durante a abertura do Festival das Juventudes do Semiárido dos Inhamuns.

Para ele, o Projeto Paulo Freire, financiado com recursos de um empréstimo do Governo do Ceará junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura (FIDA) “não é fruto de uma dádiva” e, sim, de um plano de governo que abraçou o processo histórico de lutas dos homens e das mulheres do campo para si. “Queremos (também) imaginar nessa sociedade, a sociedade e homens e mulheres livres, que a SDA tem um papel fundamental como sistema integrado de desenvolvimento econômico”.

“O meio rural precisa entender essa mensagem: que o caminho para vocês, jovens, permanecerem no campo não é através da execução de políticas públicas como assistência social. O que nós queremos é um sistema de desenvolvimento econômico e, por isso, a Ciência não pode ser enxergada como inimiga e a sucessão rural precisa superar o viés do jovem jogando terra em seus próprios pés”, complementa.

Programação

Na programação, oficinas envolvendo temas como Violência Contra as Mulheres e Percussão; Organização Política das Juventudes e Xilogravura; Políticas Públicas; Metodologias Participativas e Conversa Desenhada, dentre outros assuntos. Além das oficinas, o Festival das Juventudes promove intercâmbios de saberes sobre Comunicação Popular e Turismo Comunitário, na Fundação Casa Grande (Nova Olinda); Cultura Popular e Reisado, na comunidade Sassaré (Potengi) e Crédito Fundiário e Reuso d´Água, nas serras de São Vicente e da Perua (Araripe).

“Para mim, (o Projeto Paulo Freire) tem sido um momento de muitas vivências e aprendizagem: para fora, quando estamos em campo, e para dentro na institucionalidade. Essa juventude rural tem dito muito para nós. Ninguém tem a verdade absoluta. A verdade é resultado de uma somatória de encontros e olhares: e é por aí que encontramos esse caminho que nos permite sermos felizes”, sintetizou a coordenadora do Projeto Paulo Freire, Íris Tavares, também durante a abertura do Festival das Juventudes do Semiárido dos Inhamuns.

Festival das Juventudes do Semiárido: Agroecologia e Democracia
Data: 08 a 10 de fevereiro de 2019