Na Assembleia, Camilo comenta resultados da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

5 de fevereiro de 2019 - 16:54 # # # #

ASCOM André Gurjão andre.gurjao@sda.ce.gov.br

Aguardado para apresentação do balanço anual, o governador Camilo Santana destacou as ações realizadas pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) no ano passado. O secretário De Assis Diniz acompanhou nesta manhã a solenidade na Assembleia Legislativa e teve contribuiçãona entrega de 1.977 poços profundos, 2.397 cisternas, 140 sistemas de abastecimento d´água e 441 chafarizes, além da instalação de “dezenas de dessalinizadores” e da construção de sete adutoras.

“Mas o nosso Ceará de Oportunidades ampliou-se, também, em todos os setores da economia, mediante, no caso do Setor Primário, a atenção à agricultura familiar e ao agronegócio: com a distribuição superior a três mil de toneladas de sementes; de quase 500 mil mudas e de outros benefícios a mais de 152 mil agricultores familiares em todo o Estado”, citou os resultados da 31ª edição do programa Hora de Plantar durante a entrega da Mensagem Governamental aos deputados estaduais.

“Os resultados mostram a eficiência das políticas governamentais e o êxito das diversas instituições na sua execução. Dentre as quais se destaca a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará, a Ematerce, que estamos fortalecendo por meio do compromisso firmado com a realização de concurso público para 263 vagas: que era uma reivindicação histórica da instituição”, comentou.

Além disso, através das Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa) foram comercializadas mais de 628.960 mil toneladas de produtos hortigranjeiros, nos entrepostos de Maracanaú, Tianguá e Cariri, e prestou assistência técnica a quase 44 mil produtores familiares nas diversas cadeias produtivas. Os números foram, inclusive, reconhecidos pelo Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como “excelentes” levando em conta os seis anos consecutivos de estiagem prolongada.