265 agricultores de Solonópole comemoram posse definitiva de terras

8 de fevereiro de 2019 - 08:00

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedônio@sda.ce.gov.br

Nesta quinta-feira (7) o Governo do Ceará entregou a 265 agricultores do Sertão Central títulos de posse de suas terras. A ação beneficiou produtores de Solonópole, em ato realizado no salão paroquial Pe. Antônio Tabosa Pinto com a presença do Secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, do superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (IDACE), José Wilson Gonçalves, e do prefeito Webston Pinheiro.

“Eu nem lembrava mais”, conta sorridente dona Maria Lizete de Souza. Aliviada, a viúva de 78 anos, moradora do Campo Verde diz que mais do que nunca plantará este ano com gosto seu milho e feijão para consumo de casa. “Minha terrinha pouca não tinha documento, mas agora tem e será bom para os meus filhos. Nasci e me criei na minha terra. Nunca saí e, agora, é que não saio”, comenta a agricultura mãe de seis filhos residentes no mesmo distrito.

Fruto da parceria entre o Governo do Ceará com o governo federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Programa de Regularização Fundiária já assegurou o direito a terra a cerca de 70 mil agricultores cearenses desde 2007.

De acordo com o prefeito Webston Pinheiro, o ato desta quinta-feira foi “histórico” na trajetória do município. “Esses produtores, agora, são proprietários de fato e de direito de suas terras. Poderão ter acesso a programas federais e linhas de créditos, um alívio a essa categoria de trabalhadores que tende a ser tão sofrida”, lembra o gestor municipal.

De Assis Diniz reforça as garantias proporcionadas com a entrega dos títulos. “A SDA tem estabelecido permanentemente diálogo, construído os elos para que essas parcerias resultem na cadeia do desenvolvimento agrário com a organização do trabalho e da produção”, afirma.

“Era meu sonho [ter o título de terra] desde quando comprei está terra há muitos anos”. A satisfação é do agricultor Bazio Peixoto da Silva, de 62 anos, ao receber a posse definitiva do seu imóvel. “Seu Bazio” informou que vive da terra, onde planta milho e feijão e “cria um gadinho e umas ovelhas, coisinha pouca”. Acrescentou que “agora por diante posso dizer que sou dono mesmo da minha terra”.

Para este ano a meta é entregar mais de 20 mil títulos de imóveis rurais, abrangendo 104 municípios. Em 2018 o Governo do Ceará concedeu as posses a 11.377 produtores em 84 cidades.

Participaram do ato o presidente da Câmara Municipal, Thiago Bastos, e os vereadores Chagas do Pontal, João Batista da Silva Júnior Professor, Rosineudo de Lima e Matçon Pinheiro.

De Assis Diniz, secretário do Desenvolvimento Agrário