Banabuiú recebe sementes, trator e equipamentos para fortalecer agricultura familiar

8 de fevereiro de 2019 - 09:00

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

A agricultura familiar de Banabuiú, no Sertão Central, ganhou reforço do Governo do Ceará nesta quinta-feira (7). Equipamentos do PPA Alimentos, sementes do Programa Hora de Plantar e um trator foram entregues pelo secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, em solenidade realizada no centro do município com a presença de produtores e lideranças locais.

Através da Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (CODAF), a SDA fez chegar a 242 agricultores do município 3.750 quilos de sementes de feijão caupi, milho variedade, milho híbrido e sorgo forrageiro, 30 metros cúbicos de maniva de mandioca e 1.700 mudas de essências nativas (sabiá, caju anão precoce e aroeira). Investimento do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP), a 32ª edição do Hora de Plantar dispõe do valor total de R$ 17.2 milhões na safra 2018/2019, dos quais R$ 29.322,50 foram destinados a Banabuiú.

A mais de três décadas no campo, Antônio Gilberto de Lima, de 46 anos, está animado com o plantio dos próximos dias. “Parece que este ano vai chover bem. Há tempos que planto essas sementes e sempre que chove bem a gente tem bom resultado. Há vinte anos que planto as sementes do governo e realmente é uma grande ação principalmente para nós agricultores que nem sempre tem de onde tirar para plantar”, comenta o esperançoso agricultor do Sítio Estreito.

Mecanização agrícola

O ato marcou também a chegada de um trator da marca New Holland, investimento de R$ 78 mil por meio do Projeto São José III. O veículo integra o programa de mecanização agrícola lançado pelo governador Camilo Santana no Dia de São José (19 de março) do último ano, beneficiando no município a Associação Comunitária da Várzea da Esmera.

“A vinda deste trator, sem dúvidas, significa a ampliação e efetividade para a execução de políticas como o Hora de Plantar e ações próprias do município permitindo que a parceria entre o Estado e o município tenha impacto na qualidade da produção e, consequentemente, na vida dos agricultores”, destaca o secretário De Assis Diniz.

Com a entrega, a partir de agora a gestão e a manutenção do equipamento passa a ser de responsabilidade da associação, não sendo possível a reposição por mau uso ou atribuir responsabilidade por parte do Governo do Ceará sobre o desvio de finalidade.

Parcerias pelo campo

O secretário De Assis Diniz assinou ainda outros dois importantes ganhos para Banabuiú. O investimento de R$ 4.340,31 na aquisição de um freezer, uma balança e dez paletes através do Programa de Aquisição de Alimentos e a cessão do prédio da Companhia Estadual de Desenvolvimento Agrário e de Pesca (CEDAP) para abrigar a secretaria municipal de pesca.

Para o prefeito Edinho Nobre todas as entregas traduzem a valorização ao homem do campo. “A agricultura familiar reconhece e celebra este dia de muita alegria com a chegada de todos estes equipamentos. O Governo do Ceará tem sido o maior parceiro deste município”, comenta o gestor que também é engenheiro agrônomo.

Participaram do ato os vereadores Antônio Bastos, Daniel Bandeira e Gilson Fernandes e a representante da Coordenadoria Estadual do Programa de Aquisição de Alimentos, Mônica Macedo.