Governo do Ceará garante água a 120 famílias de Lavras da Mangabeira

8 de fevereiro de 2019 - 09:35

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

O Governo do Ceará entregou em clima de festa o segundo sistema de abastecimento de água em 2019. Desta vez foi em Lavras da Mangabeira, no Cariri, com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, e o prefeito Ildsser Alencar.

Em solenidade realizada na última quinta-feira (7), a inauguração do sistema contou com a presença de moradores e lideranças locais no Sítio Cuandu. Com investimento total de R$ R$ 530.227,00, 120 famílias do Sítio Cuandu e Cajazeira dos Robertos foram beneficiadas com a entrega.

“Só sabe o valor da água quem como eu que tinha que desgotar a cacimba para tomar banho depois de chegar de um dia inteiro de trabalho”, comenta emocionado o agricultor Antônio Favela. Presidente da Associação Raimunda Tavares do Sítio Cuandu lembra que “nos últimos anos a comunidade passou por muitas dificuldades e agora a vida melhorou com a água na torneira”.

De acordo com o secretário De Assis Diniz o Governo do Ceará não tem medido esforços para, através de projetos como o Água Para Todos, acabar com a imagem do sertanejo carregando latas e baldes de água na cabeça para consumo humano ou afazeres domésticos.

“Somente no último ano, graças aos esforços dos técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, por meio da Coordenadoria de Programas e Projetos Especiais (COPPE), levamos o alívio de ter água em casa a 3.145 famílias. Hoje elas dispõem de sistemas de abastecimento semelhante ao que chega a essas 120 aqui em Lavras da Mangabeira. E para os próximos meses levaremos mais de 140 sistemas a outras regiões do Estado”, destaca o representante do governador Camilo Santana.

Para o prefeito Ildsser Alencar, “o município não poderia deixar de receber de braços abertos o secretário De Assis e toda a equipe da SDA que não mediu esforços para que os pequenos produtores e agricultores que têm no campo esperança tivessem acesso à água”.

Participaram do evento ainda os secretários municiáis de Agricultura, Zélia Pinheiro; Educação, Vilava Martins; de Obras e Serviços Públicos, Janildo Duarte; Cultura, Marcos Paulo; o presidente da Câmara Municipal, José Adevânio e os vereadores Ednardo Linhares, João Alencar, José Nailton, Antônio Lobo de Macedo e Jadna Gomes.