Redenção: mais de mil pessoas passam a contar com água limpa e encanada

14 de fevereiro de 2019 - 12:10

Ascom | Wilson Zanini - Gestor de Reportagem | Thiara Montefusco - Fotógrafa / Governo do Ceará

O secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, e o secretário especial de Assuntos Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, representaram o governador Camilo Santana, na tarde desta quarta-feira (13), no ato de entrega do sistema de abastecimento de água que beneficia as comunidades de Pirambu, Susto I e II, em Redenção, na região do Maciço de Baturité.

“Nós estivemos aqui dando a ordem de serviço no ano passado e agora estamos inaugurando essa obra. É uma obra de R$ 1,1 milhão e vai atender 305 famílias, ou seja, mais de 1.000 pessoas”, destacou Nelson Martins. Segundo o secretário, a ideia é promover um salto de qualidade para o dia a dia da população. “Essas pessoas vão passar a ter agora, uma água de qualidade. Isso vai ter um reflexo muito grande na qualidade de vida das pessoas”, disse.

Martins ressaltou ainda a importância do Projeto São José (PSJ). “Ontem nós tivemos uma reunião de planejamento com o governador e com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário, exatamente orientando para que a gente fortaleça o Projeto São José IV. Temos aí, através do Banco Mundial, mais US$ 100 milhões e o Estado vai entrar com mais US$ 50 milhões e vamos continuar fazendo”, concluiu.

De Assis Diniz, secretário da SDA, comemorou a inauguração. “Se hoje nós entregamos aqui um sistema para mais de 300 famílias, num investimento de mais de R$ 1,1 milhão, é fruto de todo esforço que o Nelson articulou com o Banco Mundial. O nosso papel é dar continuidade a tudo isso que foi construído por Camilo, por Nelson e por Dedé (Teixeira). Ontem, o governador aprovou os projetos estratégicos e agora cabe a nós darmos uma olhada pra frente, voltados para o interior e para o desenvolvimento da agricultura familiar”, ressaltou.

Projeto São José

O sistema inaugurado está contemplado no Projeto São José III e recebeu investimentos da ordem de R$ 1.100.655,10, numa parceria entre o Governo do Ceará e o Banco Mundial. Ao todo serão beneficiadas 305 famílias da Associação Comunitária Unidos Venceremos.

De responsabilidade da SDA, o PSJ III prevê até o fim da operação outras 67 entregas de sistemas de abastecimento. O número ajuda a superar a meta de inicial de 210 sistemas a serem cedidos. Ao todo, serão 263 sistemas beneficiando 34.897 agricultores com acesso a água de maneira mais eficaz, com investimento de R$ 140.485.763,89.

“Ao facilitarmos ao agricultor o acesso a água primeiro nós estamos entregando qualidade de vida, que repercute diretamente na saúde e no bem estar da população. Quando você fala de água potável na torneira das casas, você está falando do principal tratamento de saúde pública; segundo por causa da comodidade, porque durante muito tempo a única forma de abastecimento era carregando nas costas e nos lombos dos jumentos”, completou o titular da SDA.

De acordo com o prefeito de Redenção, David Benevides, esse sistema “foi uma luta que começou ainda em 2010. Passamos pela elaboração do projeto, depois, pela aprovação e pelo início das obras. Neste mesmo local nós demos a ordem serviço e, graças ao olhar especial do governador Camilo Santana, estamos realizando a entrega desse equipamento tão importante”, disse.

Mudança

“Aqui melhorou muito. De primeira era muito difícil, a gente tinha que pegar água no chafariz de carroça e muitas vezes era de madrugada. Graças a Deus apareceu esse governo, que botou água pra gente dentro de casa”, agradeceu o agricultor Zé Luzia, de 49 anos, morador da comunidade de Susto I.