Paulo Freire e Escola de Saúde Pública realizam capacitações no Cariri Oeste

22 de fevereiro de 2019 - 11:53 # #

ASCOM André Gurjão andre.gurjao@sda.ce.gov.br | Rones Maciel rones.maciel@sda.ce.gov.br

Uma parceria firmada entre a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Escola de Saúde Pública (ESP-CE) está levando mais conhecimento para os técnicos do Projeto Paulo Freire que atuam na região do Cariri Oeste. Até esta quinta-feira (22), integrantes do Escritório Regional do Paulo Freire, técnicos das entidades parceiras e mobilizadores sociais participam de oficinas voltadas à formação em prevenção de doenças e mudanças de hábitos. O objetivo é levar mais qualidade de vida para a população atendida pelo projeto, com comprovada situação de vulnerabilidade social.

Hoje, a agenda no Cariri Oeste se encerra no município de Nova Olinda, com oficinas que reúnem também os técnicos dos municípios de Altaneira e Santana do Cariri. Antes, na quarta-feira (20), o evento reuniu o quadro técnico do projeto em Campos Sales e Salitre e os agentes comunitários de saúde e de combate de endemias no município de Campos Sales. Em seguida, o grupo esteve em Assaré com representantes dos municípios de Antonina do Norte, Assaré e Tarrafas. “Estamos, sem dúvida, assegurando um novo olhar sobre a pobreza e a extrema pobreza de 600 comunidades rurais em 31 municípios cearenses e saúde pública não poderia estar de fora dessa visão holística”, reforça o secretário De Assis Diniz.

Próximos eventos

“Este é um momento em que a ESP e o SDA propiciam para nós, técnicos e técnicas do Paulo Freire, chegarmos às comunidades com mais conhecimentos”, reconhece a supervisora de Mobilização Social do Cariri Oeste, Renata Cavalcante. Já para o técnico da ONG Cactus, Cícero Bonfim Ribeiro, a iniciativa concretiza a integração de políticas públicas: da inclusão produtiva à saúde pública. “Os agentes de saúde e de endemias já atuam a bem mais tempo nas comunidades rurais atendidas pelo Paulo Freire e tratar sobre Gestão de Saúde é um ganho a mais para o nosso trabalho e para essas famílias”, frisa.

Na próxima semana, nos dias 25 e 26, as oficinas ocorrem no Território dos Inhamuns, com participação do quadro técnico do Paulo Freire e de agentes de saúde e endemias dos municípios de Arneiroz, Aiuaba, Parambu, Tauá e Quiterianópolis. “A próxima etapa da ação com a Escola de Saúde Pública e Projeto Paulo Freire são as Oficinas Temáticas. Serão oferecidos cursos nas áreas de alimentação saudável, saúde ambiental, saúde do trabalhador, arboviroses, fitoterapia e práticas integrativas e complementares da saúde”, cita a coordenadora do Projeto Paulo Freire, Íris Tavares.