Governo do Ceará expande mecanização agrícola para Choró

23 de fevereiro de 2019 - 09:03

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

Distante 170 quilômetros de Fortaleza, o município de Choró recebeu do Governo do Ceará, na última sexta-feria (22), dois tratores através do Programa de Mecanização Agrícola do Projeto São José III. A entrega em favor dos agricultores da cidade do Sertão Central contou com a presença do responsável pelo PSJ, Lafayete Almeida, e do chefe de gabinete da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Jerônimo Nascimento, representando o secretário De Assis Diniz.

Os dois tratores foram destinados às comunidades de Monte Castelo, Degredo e Pedra Lisa. “Há muito tempo que a gente esperava essa conquista, pois só tínhamos um antigo que sequer a gente conseguia pagar as peças por ele ser tão velho”, comemora Antônio Everardo Teixeira Barros. Ele é um dos 87 agricultores do Monte Castelo que para sustentar a família de cinco filhos precisa do resultado da plantação de milho e feijão. “Nossa, esse trator vai ajudar muito na aradação, no desbulho do milho e principalmente no transporte do roçado para casa”, comenta Antônio Everardo.

De acordo com o responsável pelo projeto, Lafayete Almeida, a SDA empenha-se no desenvolvimento rural sustentável para que todo agricultor cearense tenha a oportunidade de ter melhorias da qualidade de vida. “Não são apenas dois tratores, eles representam uma estratégia maior que é a mecanização agrícola. Somente através deste caminho é possível melhorar a qualidade de vida, dar autonomia ao home do campo. Em outras partes do País, a mecanização agrícola faz parte do dia a dia do agricultor familiar”, reforça.

Há oito anos Antônio Morais de Lima e outros 67 agricultores das comunidades de Degredo e Pedra Lisa investem R$120 reais para ter direito ao trator em suas terras. “É agricultura familiar, plantando milho e feijão, que tiro o sustento para minha família. E toda ajuda é possível, ainda mais fazendo a gente da associação não gastar mais pro trator ir na nossa terra”, comenta o pai de dez filhos feliz com a possibilidade de economia para a associação da qual é presidente.

Lançado há quase um ano, o Programa de Mecanização Agrícola visa entregar 180 veículos das Marcas Massey Fergsun e New Holland a cidades cearenses através do Projeto São José, fruto da parceria entre o Governo do Ceará e o Banco Mundial. Com a cessão a gestão e a manutenção do equipamento passa a ser de responsabilidade das associações comunitárias, não sendo possível a reposição por mal uso ou atribuir responsabilidade por parte do Governo do Ceará sobre o desvio de finalidade.