Guaraciaba do Norte: Comunidade Extremas recebe sistema de abastecimento d´água

27 de fevereiro de 2019 - 09:17

Ascom | André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br

Na manhã desta terça-feira (26), a comunidade Extremas, no município de Guaraciaba do Norte, recebeu um sistema de abastecimento d´água do Governo do Ceará. A entrega contou com as presenças do secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz; do assessor de Relações Institucionais Nelson Martins; da deputada estadual Augusta Brito e do prefeito Adail Machado. No total, a obra do Projeto São José investe R$ 369.543,56 na cidadania e bem-estar de 166 famílias de trabalhadores rurais.

“A comunidade Extremas agradece ao governador Camilo Santana, aos secretários e ao prefeito Adail pela realização desta obra. Esta era uma luta que vínhamos travando há 16 anos. (Nos início dos anos 2000) Tínhamos construído um sistema (de abastecimento) que era precário, mas graças a Deus veio essa obra para atender todas as 166 famílias da nossa comunidade e, agora, a água não vai faltar nas nossas torneiras”, reconheceu o presidente da Associação Comunitária de Extremas, João Batista, de 50 anos.

“Através dos projetos São José e Água Para Todos (ambos coordenados pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário), estamos universalizando o abastecimento d´água em Guaraciaba do Norte. São quatorze abastecimentos prontos para serem inaugurados e outros três entraram, hoje, em licitação e esperamos entregar muito em breve à população”, discursou o prefeito Adail Machado durante a solenidade.

Desenvolvimento Agrário

Na opinião do secretário De Assis Diniz, o investimento realizado pelo Governo do Ceará com a entrega da água tratada nas casas dos trabalhadores rurais é revertido em melhores índices da saúde e em qualidade de vida. “É um investimento na saúde, em saneamento rural e na qualidade de vida para todos”, frisou o secretário. Segundo ele, o pedido das entregas dos implementos agrícolas, pelo programa de mecanização agrícola do Projeto São José III, foi ouvido pela Secretaria e a entrega dos equipamentos está prevista para ocorrer até o próximo dia 19 de março.

“Hoje, o Estado do Ceará possui diversas parcerias com os municípios da Serra da Ibiapaba nas áreas de Segurança, Educação, Infraestrutura e Saúde. No caso específico da SDA, o Governo do Ceará possui diversos projetos sob os cuidados do secretário De Assis e queremos aqui dar ênfase a nova etapa do Projeto São José. A partir do São José IV, serão US$ 150 milhões para investir ainda mais em abastecimento d´água e em projetos produtivos que levam autonomia para as famílias do campo”, complementou Nelson Martins.