São Benedito recebe abastecimento d´água e projeto de mecanização agrícola

27 de fevereiro de 2019 - 09:23

Ascom | André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br

O Governo do Ceará entregou mais seis sistemas de abastecimento d´água e um projeto de mecanização agrícola a agricultores familiares de São Benedito na última terça-feira (26). A solenidade de entrega ocorreu na comunidade Carnaúba I e contou com as presenças do secretário do Desenvolvimento Agrário De Assis Diniz, do assessor de Relações Institucionais Nelson Martins, da deputada estadual Augusta Brito e do prefeito Gadyel Gonçalves. Ao todo, as obras de abastecimentos do Projeto São José atendem a 692 famílias e representam um investimento de R$ 1.466.546,56.

Foram beneficiadas com sistemas de abastecimento d´água as comunidades rurais de Cruz de Raio, Pau d´Arco/ Carnaúba I, Chapada I, Santos Reis e Chapada II. “Hoje, a comunidade Carnaúba está de parabéns por receber esse trator. É um benefício muito grande e chegou na hora certa”, avaliza a presidente da associação comunitária Marineide Isaías Sousa. Segundo ela, o que falta agora para que a festa das 150 famílias atendidas pelo projeto de mecanização seja completa é a entrega dos implementos agrícolas que acompanham o veículo, especialmente o arado para preparar o terreno.

“O agricultor já tem o hábito da enxada, mas (a chegada do trator) vai facilitar muito e melhorar a situação de vida deles. O meu trabalho, com o meu esposo, são dois hectares que a gente faz. Mas cada agricultor, hoje, cultiva mais de um hectare e é muito sofrido na limpa, imagina encamar e cavar”, observa. “(Com o trator completo) Você faz duas horas de serviço e cultiva dois hectares com mil leiras de dez metros. Imagine o agricultor pegando mil leiras para cultivar. Vai duas semanas, mais ou menos, isso contando uma quantidade de dez trabalhadores para fazer esse serviço”, calcula.

Implementos agrícolas

Em seu discurso, o secretário De Assis Diniz afirmou que “a SDA (Secretaria do Desenvolvimento Agrário) corre contra o tempo para entregar os implementos agrícolas no dia 19 de março”, quando o Estado do Ceará comemora o Dia de São José, padroeiro dos cearenses. “Foram contratadas onze empresas e estão sendo investidos R$ 5,6 milhões na aquisição dos cinco implementos agrícolas para cada um dos 180 projetos de mecanização agrícola entregues em todos os territórios do Estado”, pontuou sobre a ação do Projeto São José.

Além disso, outra inovação que está sendo implantada pelo órgão é a realização de um cadastro contendo a relação de todos os tratores já entregues na História do Estado. A partir desse registro, estão sendo identificadas e georreferenciadas as condições físicas e operacionais de todos os equipamentos já entregues pelo Governo do Ceará. No caso dos veículos que não estejam cumprindo o papel social do programa, a SDA buscará redistribuí-los já observando um novo modelo de contrato que garanta “o efetivo cumprimento da mecanização agrícola no âmbito da agricultura familiar”.

Crescimento econômico e social

“É uma alegria muito grande entregar essas obras porque a nossa parceria com a prefeitura de São Benedito é bastante antiga. Aqui, na Serra da Ibiapaba, existe um potencial muito grande para o turismo e para produção agrícola”, observou Nelson Martins ao justificar a ausência do chefe do executivo estadual na solenidade. Segundo informou, o governador Camilo Santana participou, no mesmo dia, da solenidade em Canoa Quebrada que marcou a chegada do primeiro voo comercial no aeroporto Dragão do Mar.

“O Projeto São José tem ajudado muito em fazer sistemas de abastecimento d´água para o consumo das famílias. O grande avanço é exatamente poder investir na organização das associações e investir na produção agrícola. Isso, junto com a boa qualidade de serviços na área social que o Estado já tem, com a estrutura de escolas, hospitais, policlínicas e dos CEOs, é fundamental para o desenvolvimento não só do Estado, como também para desenvolver a Serra da Ibiapaba”, concluiu Nelson Martins.