Em Guaramiranga, De Assis participa de encontro regional de prefeitos

17 de março de 2019 - 11:20

Ascom | Coordenadoria de Comunicação e Marketing da Aprece (Comak)

No último sábado, 16 de março, a Associação dos Municípios do Estado do Ceará prece reuniu mais de 20 prefeitos e prefeitas cearenses, além de vereadores, secretários municipais e representantes de órgãos parceiros, em mais um de seus Encontros Regionais. Dessa vez, o evento foi realizado em Guaramiranga, no Maciço de Baturité, contando com a participação do Secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Francisco de Assis Diniz, que falou sobre as principais ações e os projetos da pasta e ouviu as demandas dos gestores municipais, respondendo diversos questionamentos.

Ao dar as boas-vindas aos participantes do encontro, a prefeitas de Guaramiranga, Roberlandia Ferreira, homenageou prefeitas, vereadoras e primeiras damas pelo Dia Internacional da Mulher celebrado esse mês. Antes do início do Encontro, a Aprece prestou homenagem ao municipalista José Guedes de Campos Barros, por seu pioneirismo e trabalho em favor dos municípios e das gestões municipais, concedendo uma placa de agradecimento e reconhecimento. “É um enorme prazer para a Aprece, que acabou de completar 51 anos de atuação, homenagear esse grande municipalista. Precisamos não só trabalhar com os homens e mulheres que lutam hoje em dia pelos municípios, mas também resgatar a história de quem enfrentou tantas dificuldades no passado para nos deixar um grande legado”, disse Nilson Diniz, presidente da Aprece.

O gestor agradeceu a presença e a união dos prefeitos que tem prestigiado os Encontros Regionais com muito engajamento, ressaltando que é preciso romper, a cada dia, com a cultura de pensar e atuar individualmente. “Devemos sempre priorizar as questões e dificuldades comuns a todas as gestões municipais, procurando soluções duradouras e capazes de beneficiar o maior número possível de municípios e, consequentemente, nossa população como um todo”, afirmou Nilson Diniz,

Durante a palestra do titular da SDA, foram destacadas as áreas que serão trabalhadas com foco maior pelo Governo do Estado. Segundo o secretário Francisco de Assis, haverá uma atenção especial para o desenvolvimento da proteína animal, com a futura implantação de consórcios regionais de abatedouros. A agricultura familiar também deverá ser priorizada, conforme explicou o secretário. Segundo ele, o Governador já autorizou a construção de seis restaurantes populares, que terão toda a produção exclusivamente oriunda da agricultura familiar, beneficiando de 20 a 30 mil pessoas. “Além disso, em maio será anunciado o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Ceará, com R$ 130 milhões dedicados exclusivamente para compra de materiais e formação de estoque. A ideia é minimizar a queda de recursos do PAA Nacional”, informou.

O objetivo dos Encontros Regionais, que acontecem em vários municípios com a participação de diferentes Secretários de Estado, é congregar Aprece, Governo Estadual, Deputados, Prefeitos, Secretários Municipais e demais agentes públicos de cada região para o diálogo sobre as pautas municipalistas de maior relevância.