Mulheres comemoram inauguração de unidade de processamento de polpa em São Benedito

8 de abril de 2019 - 09:46 # # #

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

Treze agricultoras familiares de São Benedito festejaram a inauguração da Unidade de Processamento de Polpa de Frutas e de Panificação. Na última sexta-feira (5) o Governo do Ceará entregou às produtoras o equipamento em solenidade com as presenças dos secretários Nelson Martins (Relações Institucionais) e De Assis Diniz (Desenvolvimento Agrário) representando o governador Camilo Santana, e do vice-prefeito Raul Maciel.

Os recursos, oriundos do Projeto São José III, foram investidos em reforma da unidade de processamento de polpa, a aquisição de equipamentos para fabricação de polpa de frutas e pães e prestação de assistência técnica. O empreendimento já possui os alvarás de funcionamento e da vigilância sanitária e, agora, aguarda liberação do selo do Sistema Inspeção Federal (SIF), emitido pelo Ministério da Agricultura. Ao todo, 43 famílias da Associação Comunitária Filhas de Santa Luzia são atendidas pela obra, com um investimento total de R$ 237.769,03.

“Hoje podemos dizer que é uma alegria sonhada por cada uma de nós há muito tempo”, comenta orgulhosa a presidente da associação, Ilza Alves da Silva. Ao descrever-se grata em sua alocução representando as mulheres beneficiárias, Ilza apregoou que “graças a atenção da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, por meio do São José, nós vemos este projeto sair do papel e ganhar corpo para que nós produtoras tenhamos oportunidade de produzir em nossa terra aqui na região da Serra”.

Para o secretário De Assis Diniz, projetos como da unidade de processamento em São Benedito, são resultado da atenção que o governador Camilo Santana para o desenvolvimento da agricultura familiar. “É um caminho de construção e desenvolvimento das nossas potencialidades. Significa dizer que o esforço o Governo do Ceará apoia com suporte grandes projetos que causam verdadeiro impacto na vida das pessoas como aqui na comunidade do Campo do Pouso”, destaca Diniz.

Coube ao secretário Nelson Martins apresentar algumas conquistas do São José. “Nesse terceira operação em fase de conclusão foram implantados 524 projetos produtivos; nós tivemos 263 sistemas de abastecimento d’água implantados; e se a gente somar a quantidade de famílias que foram beneficiadas pelo Projeto vai dar mais ou menos 57 mil famílias beneficiadas com água e projetos produtivos”, resumiu.

Martins lembrou ainda anúncio do São José IV, com investimento de R$ 600 milhões de reais. “Vamos fazer mais projetos produtivos e de abastecimento de água para investirmos nesta área importante da agricultura. No PSJII tivemos muitos avanços e é bom celebrarmos a continuidade deste programa”.