Aiuaba e Campos Sales recebem kits de higienização da ordenha

9 de abril de 2019 - 16:09

Ascom | André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), entrega kits de higienização da ordenha na próxima quinta-feira (11). As solenidades ocorrem às 14h na comunidade Mulungu, município de Aiuaba, e às 16h na comunidade Lagoa do Carmo, em Campos Sales, e contam com as participações do secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis, e do assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins.

Ao todo, 60 caprinocultores são atendidos pela ação da Coordenadoria do Desenvolvimento das Cadeias Produtivas da Pecuária (Codep). A entrega dos kits de higienização da ordena são um complemento da entrega de 900 matrizes caprinas e 60 reprodutores puros de origem realizado nas comunidades Mulungu e Lagoa do Carmo no final do ano passado.

“Aqui tem ano que só chove quatro vezes; o resto é de seca. Nossa produção é apenas de caprinos e ovinos. E, antes, tínhamos que procurar outro meio de sobreviver. Agora, vamos cuidar destes animais para ser mais uma fonte de renda. Já temos mercado certo que significa dinheiro no bolso”, comentou Oséias José da Silva, de 44 anos, da Lagoa do Carmo.

A entrega dos kits representa um investimento de R$ 21.300, ou R$ 10.650 por comunidade rural, na cadeia produtiva. Os nove itens de cada um dos kits são: um balde inox de 5 litros, um tambor de 20 litros, dois aplicadores, um funil coador, um borrifador, um litro de detergente neutro, um litro de iodo, um litro de hipoclorito e um pacote de mil folhas de papel toalha.