Na próxima segunda-feira (15), oficina planejará criação da Rota do Mel no Ceará

9 de abril de 2019 - 08:51 # # #

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

Com o intuito de profissionalizar a cadeia produtiva da apicultura, articulando os subsistemas de insumos, produção, processamento e comercialização por meio da criação de sistemas agroindustriais integrados e territorialmente contextualizados, o Governo do Ceará e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) realizam na próxima segunda-feira (15), em Crateús, a Oficina de Planejamento da Rota do Mel. Fruto da parceria entre os executivos estadual e federal e o Banco do Nordeste, o seminário contará com a presença dos representantes parceiros entre eles do Secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, De Assis Diniz.

O evento terá início às 7h30 com o credenciamento, no auditório do Instituto Federal, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), e seguirá ao longo dia com a realização de plenárias e grupos de trabalho acerca da abrangência do polo do mel e a definição de um comitê gestor à criação da rota. O programa Rotas da Integração Nacional, executado pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional (SDR) desde 2011, atua no fortalecimento da Rota do Mel e de outras cadeias produtivas locais, oferecendo apoio como cursos de capacitação e kits aos produtores familiares.

Investimentos à produção

Em todo o Ceará já são mais de R$ 5,6 milhões investidos para o fortalecimento da cadeia produtiva do mel nos municípios de Poranga, Ararendá, Ipaporanga, Tamboril, Monsenhor Tabosa, Crateús, Novo Oriente, Independência, Parambu e Tauá. Diversas ações da Secretaria do Desenvolvimento Agrário sustentam a postulação da cadeia através de ações da Coordenadoria do Desenvolvimento das Cadeias Produtivas da Pecuária (CODEP). Foram R$ 713.696,84 aplicados para aquisição e distribuição de ninhos completos, melgueiras, indumentárias, fumegador, formão, cera aveolada e bruta, além de capacitações, em parceria com o INCRA e o Ministério da Integração, a 84 agricultores no Sertão de Crateús.

No âmbito do Projeto Paulo Freire são contabilizados R$ 652.050,00 aplicados em atenção a 138 beneficiários em nove comunidades de Parambu e oito em Tauá. No São José III o Governo do Ceará já investiu R$ 4.299.871,36 nos Sertões de Crateús e no Centro Sul, totalizando 461 produtores contemplados com o aporte.

Também com números significativos em atenção à apicultura, os municípios de Mombaça, Acopiara, Jucás, Cariús, Quixelô, Iguatu, Cedro, Orós e Icó, no Centro Sul, estão sob avaliação para, em um segundo momento, integrarem o projeto da Rota do Mel.

De acordo com o secretário De Assis Diniz, “o mel cearense não pode se dar ao luxo de ser reconhecido apenas como remédio, mas devemos aproveitar o potencial das nossas vocações com o montante investido para iniciarmos uma nova ordem: a da comercialização e inclusão na alimentação regular das famílias brasileiras”. No início do ano a SDA recebeu do governador Camilo Santana o desafio de levar aos restaurantes os produtos da agricultura familiar incluindo o mel. “Agora estamos nos organizando para produzir com regularidade e comercializá-lo, gerando emprego e renda”, comenta Diniz.

Dados da Associação Brasileira de Exportadores de Mel (Abemel) afirmam que, em 2017, o Brasil exportou 27 mil toneladas de mel natural. Isso equivale a mais de 121 milhões de dólares injetado na economia. Segundo a entidade, a região semiárida alcança posição de destaque no mercado devido ao fato do produto ter baixa contaminação por pesticidas, já que a produção é proveniente de florada de vegetação nativa.

Márcio Peixoto, coordenador da Coordenadoria do Desenvolvimento das Cadeias Produtivas da Pecuária (CODEP)

De Assis Diniz, Secretário do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará

Oficina de Planejamento da Rota do Mel
Data: 15 de abril (segunda-feira)