375 famílias de Alto Santo recebem água de novo sistema de abastecimento

15 de abril de 2019 - 08:00

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

O Governo do Ceará inaugurou neste sábado (13) no Vale do Jaguaribe mais um sistema de abastecimento de água do Projeto São José III. Com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, representando o governador Camilo Santana, e da prefeita Íris Gadelha, 375 famílias da comunidade de Novo Castanhão passam a contar com água encanada em suas residências.

Fruto do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, foram investidos pelo PSJIII na obra R$ R$ 1.017.263,00.

“Esta é mais uma grande conquista da comunidade do Novo Castanhão”, comemora a prefeita Íris Gadelha. Segundo a gestora, “o Governo atende a uma demanda esperada há anos pela comunidade como prioritário para o avanço local”.

De acordo com o secretário De Assis Diniz, a chegada do sistema de abastecimento gera impacto significativo nas casas e na vida das pessoas. “É qualidade de vida com mais saúde para os moradores daqui. Uma mudança na relação do uso da água principalmente quanto ao consumo humano e garantia hídrica”, lembra.

Somente através do Projeto São José, 34.897 famílias foram atendidas com a implantação de 263 sistemas de abastecimento d´água em 122 municípios e um investimento de mais de R$ 140 milhões na terceira etapa da operação. Em março, durante a solenidade em comemoração ao Dia de São José, em Fortaleza, o governador Camilo Santana anunciou um acordo de empréstimo já aprovado pelo Banco Mundial, o São José IV. A iniciativa prevê cerca de R$ 600 milhões em novas ações voltadas à inclusão produtiva, assistência técnica e sistemas de abastecimento d´água.

“O projeto São José tem feito muito pelos cearenses como agora em Alto Santo. E temos muita esperança e dedicação que com trabalho e diálogo iremos apagar esta imagem do sertanejo carregando lata d´água no lombo do jumento”, estima De Assis Diniz.

Adaptação

Após a entrega, a gestão do equipamento da comunidade do Novo Castanhão passa à administração do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar). Em parceria com o município, a partir desta segunda-feira (15), casa a casa, equipes técnicas farão a averiguação da recepção da água por parte dos moradores no sentido de atestar a qualidade do sistema entregue.

“A água sai cristalina da Estação de Tratamento da Água (ETA). Diante da verificação de encanações antigas de muitas casas nós da Prefeitura com os técnicos do Sisar sentimos a necessidade de averiguação após a inauguração para fazer com que a comunidade sinta de fato a mudança que propusemos com a chegada da água na comunidade”, destaca Íris Gadelha.

O deputado estadual Antônio Granja também participou da solenidade.