Quixeramobim recebe Oficina de Planejamento da Rota do Leite

15 de abril de 2019 - 10:58

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

Nesta quarta-feira (17) o Governo do Ceará e o Ministério do Desenvolvimento Regional promovem a Oficina de Planejamento da Rota do Leite, no município de Quixeramobim. No intuito de preparar a criação da Rota do Leite em 10 cidades cearenses, o evento contará com a participação do secretário De Assis Diniz, do coordenador dos Projetos Integrados do MDR, Joaquim Carneiro, de representantes das cidades abrangidas pelo projeto e parceiros.

A programação prevê início às 7h30 com o credenciamento, na Faculdade Tecnológica do Sertão Central (FATEC), e seguirá ao longo dia com a realização de plenárias e grupos de trabalho acerca da abrangência do polo do leite e a definição de um comitê gestor à criação da rota. O programa Rotas da Integração Nacional, executado pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional (SDR) desde 2011, atua no fortalecimento da Rota do Leite e de outras cadeias produtivas locais, oferecendo apoio como cursos de capacitação e kits aos produtores familiares.

Vocação e investimento

Considerada prioritária, a região do Sertão Central já recebeu quase R$ 18 milhões ao desenvolvimento e fortalecimento da cadeia do leite nos últimos anos. Os municípios de Boa Viagem, Quixeramobim, Quixadá, Banabuiú, Senador Pompeu, Milhã, Piquet Carneiro, Solonópole, Jaguaretama e Jaguaribara integram a primeira etapa do projeto.

A SDA aplicou R$ 468 mil no âmbito do Programa Hora de Plantar possibilitando o plantio em 1.889 hectares, com estimativa de produção de silagem de 56.670 toneladas. Foram 817.330 raquetes de palma forrageira entregues a produtores para a garantia do alimentação bovina.

Através do Projeto São José, foram aplicados quase R$ 15 milhões em projetos produtivos como de melhoramento genético, distribuição de kits de ordenha e irrigação, assistência técnica, produção de forragem e outras ações. Pela Coordenadoria do Desenvolvimento das Cadeias Produtivas da Pecuária (CODEP) são R$ 200 mil em ações semelhantes, beneficiando 440 produtores; R$ 35 mil em kits de inseminação artificial para bovinos a 280 beneficiários; R$ 52 mil à aquisição de sete moto ensiladeiras; e R$ 1,2 milhões em tanques para leite bovino e caprinos assistindo 1.480 produtores.

No âmbito do Programa PAA Leite, R$ 1 milhão foi aplicado à distribuição de leite para segurança alimentar contemplando 7.788 agricultores.

Outros números significativos despontam às cidades de Madalena, Pedra Branca, Irauçuba, Miraíma, Forquilha, Sobral, Santana do Acaraú, Massapê e Coreaú à expansão da Rota do Leite em um segundo momento.

De acordo com o secretário De Assis Diniz, a oficina “busca integração da cadeia do leite”. A ação faz parte, segundo ele, de uma “estratégia do Governo do Ceará em desenvolver ações importantes à sustentabilidade dos produtores, gerando renda e qualidade de vida na agricultura familiar”.

Oficina de Planejamento da Rota do Leite
Data: 17 de abril (quarta-feira)
Local: Faculdade Tecnológica do Sertão Central (Fatec)
Endereço: Avenida Geraldo Bizzaria de Carvalho, S/N – Vila Betânia – Quixeramobim