Na próxima terça (30), SDA realizará entrega de implementos agrícolas pelo Projeto São José

26 de abril de 2019 - 15:44

Ascom | André Gurjão - andre.gurjao81@gmail.com

Na próxima terça-feira (30), o secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, participa da II Mostra da Agricultura Familiar no município de Salitre, na região do Cariri Oeste. Ao lado do prefeito Rondilson Ribeiro e do vice-prefeito Manoel Filho, De Assis realiza a entrega de implementos agrícolas do Projeto São José III.

Além das 14 grades hidráulicas e 14 carretas reboques do projeto de mecanização agrícola, ainda estão previstas as entregas de kits de informática pelo Projeto Paulo Freire e de certificados para agricultores que participam do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os implementos agrícolas passam a atender famílias de agricultores familiares nos municípios de Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales, Saboeiro e Salitre.

Balanço

Pela estratégia elaborada pela equipe logística da SDA, o Governo do Ceará distribui inicialmente os implementos agrícolas os implementos agrícolas em 10 pontos estratégicos distribuídos pelo interior cearense.
Atualmente, os agricultores beneficiados em torno dos municípios de Barbalha, Barreira, Cruz, Hidrolândia e Morada Nova já receberam os equipamentos, enquanto as entregas em Crateús, Quixadá, Quixadá, Quixelô, Salitre e Tejuçuoca acontecem logo em seguida.

Além das 115 grades hidráulicas, o Projeto São José já realizou a entrega de 180 tratores das marcas Massey Fergunsson e New Holland a agricultores familiares localizados em toda regiões do território cearense. Parte dos demais 770 implementos agrícolas, previstos pelo projeto, já estão sendo recebidos pela Secretaria e um calendário com as novas entregas deve ser divulgado em breve.

Fique por dentro

As definições de quais implementos chegam às 180 comunidades rurais atendidas pelo Projeto de Mecanização Agrícola segue o plano de negócio elaborado pelo Projeto de Mecanização Agrícola e leva em conta as potencialidades de culturas agrícolas locais. No total, serão entregues 180 carretas reboques, 143 grades hidráulicas, 125 batedeiras de feijão, 125 debulhadoras de milho, 84 cultivadores, 82 guinchos de 600 kg e 37 guinchos de 800 kg, 37 ensiladeiras acopladas e 10 colhedeiras de forragem.

O investimento previsto com a aquisição e entrega dos 855 implementos agrícolas é de mais de R$ 5,2 milhões.