Cedro: 49 famílias da comunidade Santa Rita passam a contar com água na torneira de casa

3 de maio de 2019 - 09:47

Ascom | André Gurjão - andre.gurjao81@gmail.com

O Governo do Ceará entregou mais um sistema de abastecimento d´água pelo programa Água Para Todos. A solenidade ocorreu na noite da última quinta-feira (2) e contou com as presenças do secretário De Assis Diniz, do assessor especial de Relações Institucionais, Nelson Martins, e do prefeito Nilson Diniz. Ao todo, 49 famílias da comunidade Santa Rita, na divisa do município de Cedro com Icó e Lavras da Mangabeira, passam a contar com água na torneira de casa através de um investimento de mais R$ 262 mil.

“A gente se sente muito feliz porque foi uma luta muito grande da associação para que, um dia, esse objetivo fosse concreto”, descreve o produtor de leite Manoel Benedito Neto, o “Neli”, que já carregou muito galão d´água encosta acima para atender as necessidades da própria família. “Sempre foi um sonho. Antigamente, parecia ainda mais difícil porque não tínhamos sequer uma bombinha. E, agora, a água sendo tratada sem dúvida é um grande benefício para toda comunidade”.

“Não existe alegria maior, para nós que somos do Governo, do que entregarmos abastecimento d´água. Essa obra era do programa Água Para Todos, do governo federal, e com a redução dos repasses foi incorporado ao Projeto São José III”, explicou Nelson Martins. “Em nome do nosso governador Camilo Santana, fica o nosso reconhecimento ao grande trabalho que o secretário De Assis, que é conterrâneo de vocês, realiza na SDA e também ao prefeito Nilson Diniz, pela referência em gestão pública que se tornou para todo o Ceará”.

Ao relembrar os laços familiares e de amizade no Cedro, De Assis destacou a recente inclusão do município no programa Rota do Leite e as oportunidades de ocupação e renda a serem criadas com a perenização do rio Salgado pelas águas do Rio São Francisco. “Para além disso, já negociamos, junto ao Ministério do Desenvolvimento Social, a implantação de 200 microsistemas de abastecimento d´água em todo Ceará e teremos, aqui no Cedro, um projeto piloto atendendo cinco comunidades com até 40 famílias”, assegurou.

“(Para o bom gestor público) Não faz sentido levar tristeza ao homem do campo. Muito ao contrário, temos que gerar condições de vida, dignidade e trabalho”, discursou. “(Por isso,) Nosso papel será a de ampliação de nossos laços e criarmos, no município onde guardo as minhas raízes, um parque de exposição, trazendo feiras agropecuárias e de produtos da agricultura familiar e dinamizando a economia do nosso município”, concluiu.