Títulos de terra: Governo do Ceará realiza ação em Acaraú, com 467 agricultores familiares beneficiados

21 de maio de 2019 - 17:44

Ascom | Wilson Zanini Texto Thiara Montefusco Fotos

É o segundo dia consecutivo da ação no Litoral Norte, perfazendo 651 títulos entregues

“Na minha vida vai mudar muita coisa, porque a gente possui um pedaço de terra, mas não tinha uma documentação. Agora, graças a Deus muda, porque tem o título de terra. Tem como comprovar, até se eu quiser vender fica bem melhor. Eu espero há uns 30 anos por isso. Eu agradeço de coração ao Governo do Estado. Muito obrigado”!

Essas foram as palavras do agricultor Otacílio Marques de Sousa, de 58 anos, durante uma ação de entrega de títulos de terra, na manhã desta terça-feira (21), em Acaraú.

O Governo do Ceará prossegue com a distribuição de títulos de propriedade rural. É o segundo dia consecutivo na região do Litoral Norte. O município recebeu 467 documentos definitivos.

“O tipo de solenidade que eu gosto mais de fazer é entrega de títulos. Na verdade são dois: entrega de sistema de abastecimento d’água e de títulos, porque a gente vê que está realizando um serviço e contribuindo pra melhorar a vida das pessoas”, disse Nelson Martins. ” as pessoas que estão aqui vão poder pegar seu título, vão poder pegar dinheiro no Banco do Brasil, no Banco do Nordeste e poder melhorar a sua produção. Esse Programa de Regularização Fundiária é o maior programa do Brasil e da América Latina”, concluiu.

A ação do Programa de Regularização Fundiária é operacionalizada e fiscalizada pelo Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). A solenidade foi presidida pelo assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, em nome do governador Camilo Santana.a

Presentes ao evento também, a superintendente adjunta do Idace, Gracinha Pedrosa e o deputado estadual Duquinha. Presença ainda de autoridades, lideranças municipais, agricultores e agricultoras familiares.

Esse título é um sonho pra vocês, porque há muitos anos vocês estão na terra mas não têm a segurança jurídica. Agora esse sonho será realidade. A gente junta todo mundo nessa parceria e realiza o sonho do agricultor, que é melhorar seu rebanho, melhorar sua agricultura, melhorar a sua situação, pra não ter que sair do município atrás de recursos nas grandes capitais”, destacou Gracinha Pedrosa.

O documento definitivo de propriedade rural também propicia ao produtor rural assistência técnica, facilita a aposentadoria e a participação em programas de apoio à agricultura familiar.