SDA participa de audiência pública sobre festival de orgânicos em Fortaleza

4 de junho de 2019 - 11:11 #

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, De Assis Diniz, participou nesta segunda-feira (3) da audiência pública na Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa. O intuito foi debater a apresentação do evento “Ceará Organic Food Festival: Festival Internacional de Gastronomia Orgânica”, que acontece entre os dias 25 e 28 de setembro de 2019, em Fortaleza. O debate foi iniciativa do deputado Moisés Braz (PT), subscrito pelos parlamentares Nizo Costa, Acrísio Sena e Queiroz Filho. A proposta do festival é fortalecer a agroecologia do Estado, impulsionar e desenvolver o comércio de alimentos orgânicos, dando maior visibilidade ao turismo gastronômico cearense.

“A SDA dará todo apoio à realização desse festival”, reforça De Assis. Ainda segundo ele, “o Ceará precisa compreender a natureza de como produzir alimentos orgânicos através do diálogo com a base da agricultura familiar, desenvolvendo conceitos, pensando acima de tudo na nossa saúde”.

Pesquisadora da cultura alimentar do estado do Rio Grande do Sul, Juçara Dutra proferiu uma palestra na sala da comissão acerca da importância da pesquisa sobre a cultura alimentar. Segundo ela, os brasileiros têm deixado de preparar o próprio alimento para consumir produtos industrializados. “Nós estamos nos alimentando cada vez mais igual; as culturas alimentares regionais vêm desaparecendo enquanto cultura particular e peculiar, que vem de gerações”. Para a pesquisadora, é preciso resgatar essas tradições. Ela ressaltou que a escola pode ser uma grande aliada, levando aos alunos orientações sobre a alimentação saudável.

A representante do Observatório Cearense de Cultura Alimentar do Ceará, professora Vanessa Santos, reforçou as palavras de Juçara.

Para a estudiosa, a maior parte das pesquisas desenvolvidas sobre dietas alimentares não contribuem para salvaguardar a cultura alimentar local. “Estamos perdendo vínculos com a cultura alimentar”, disse. Ela sugeriu que o Governo do Estado invista em financiamento de pesquisa sobre o tema, resgatando e fortalecendo a gastronomia regional.

Também participaram da audiência pública o presidente da Fundação Cultural Educacional Popular em Defesa do Meio Ambiente (Cepema), Adalberto Alencar; o supervisor de cadeias produtivas do Projeto São José, Raimundo José Félix; o presidente da Associação dos Chefes de Cozinha do Ceará, Luciano Ferreira; o presidente da Fetraece, Raimundo Martins Ferreira, e a presidente da Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar e Biocombustíveis do Estado do Ceará (Cooperbio), Antônia Alves de Souza.