Projeto São José III: Governo do Ceará entrega trator no município de Trairi

6 de junho de 2019 - 15:00

Ascom | Texto: Wilson Zanini | Fotos: Thiara Montefusco

Dentro do programa de mecanização agrícola promovido pelo Governo do Ceará, com o objetivo de modernizar a agricultura familiar, foi entregue, nesta quarta-feira (5), um trator que vai beneficiar a comunidade de Fazenda Velha, no município de Trairi.

O município fica a 127 km de Fortaleza, na Região Metropolitana de Fortaleza e a ação contemplou a Associação Comunitária dos Moradores de Fazenda Velha. A máquina foi subsidiada pelo Projeto São José III, fruto da parceria entre o executivo estadual e o Banco Mundial.

O prefeito Marcos Prado referiu-se à entrega do equipamento como o cumprimento de um compromisso. “Na última reunião com Nelson Martins, na semana passada, eu pedi pra ele agilizar a entrega do trator e ele assegurou que o trator seria entregue em uma semana. Graças a Deus o De Assis atendeu”, lembrou.

Acompanhado do deputado Leonardo Araújo, o assessor especial de Relações Institucionais, Nelson Martins participou da entrega, representando o governador Camilo Santana.

Nelson destacou a valorização do homem do campo promovida pelo Governo do Ceará, no Trairi. “Eu tenho viajado quase todo dia para o interior e eu me sinto muito feliz. Ainda mais quando a gente vem pra uma comunidade religiosa trazer uma benfeitoria, que é um trator, que vai ser muito importante pra comunidade”, explicou.

“A maratona tem sido de entregar sistemas de abastecimento de água, de entregar títulos de propriedade, como já fizemos duas vezes no Trairi (1.142 títulos)”, concluiu Nelson.

“A conquista desse trator pode significar desafogar o calo das mãos, no período de limpeza do terreno para os roçados. Quando a gente vem trazer um equipamento desses – e aí não é só o trator, virão os implementos – a gente chama a atenção da comunidade para refletir. Não podemos usar o trator e acabar com o solo”, disse Jerônimo Nascimento, coordenador de Água e Saneamento Rural da SDA, representando o secretário De Assis Diniz, do Desenvolvimento Agrário.

Programa de mecanização agrícola

O programa prevê atender 180 comunidades rurais em todo o Estado. Para tanto são investidos R$ 21.729.156,57. As associações comunitárias passam a gerir e manutenir os equipamentos a partir do ato de entrega.

O benefício da mecanização

O sr. Benedito Carlos Teixeira é presidente da Associação dos Moradores de Fazenda Velha. Nem é, como é conhecido, reconhece a chegada do equipamento como um momento único para a comunidade.

“Hoje representa conquista, sonho, luta que vira realidade. E não é só esse projeto, existem outros, como o sistema de abastecimento d’água que vai chegar. Nós vamos continuar. Eu peço aos moradores que acreditem e apoiem, porque nós estamos no caminho do crescimento”, disse o agricultor.