Crateús: SDA entrega matrizes caprinas e reinaugura escritório da Ematerce

7 de junho de 2019 - 18:01

Ascom | Texto: André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br | Imagens: Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

O Governo do Ceará, através do secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz entregou 450 matrizes caprinas e 30 reprodutores puros de origem a agricultores familiares de Crateús. Ainda na última quinta-feira (6), De Assis reinaugurou o escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural e participou da abertura da 15ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária. “Hoje é um dia especial recebemos um rebanho que se reproduzirá por muitas e muitas gerações: gerando trabalho e renda aos agropecuaristas que possuem menos condições em nossa cidade”, parabenizou o prefeito Marcelo Machado.

As solenidades foram acompanhadas pelo presidente da Ematerce, Antônio Amorim, e pelo superintendente do Idace, José Wilson Gonçalves. Também estiveram presentes os deputados estaduais Moisés Bráz e Carlos Filipe; a secretária de Negócios Rurais, Janaína Mourão; o secretário de Desporto e Juventude, Deyvid San Paiva; e o procurador geral do Município, Emanoell Castro. Além destes: o vereador Deusimar Ferreira e o diretor do Instituto para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Idef), José Severo Chaves Neto.

Em seu discurso, o secretário De Assis destacou o aperfeiçoamento do Programa de Fortalecimento da Caprinocultura com a entrega de onze tanques de resfriamento do leite e o planejamento da Rota do Cordeiro. “Para além da entrega dos kits de higienização da ordenha e dos tanques, daremos passos mais consolidados. Teremos quatro abatedouros aqui, na região dos sertões de Crateús e Inhamuns, e agregaremos valor aos produtos da agricultura familiar comercializando cortes e finos e nobres”, argumentou criticando a venda de até 1,4 mil carcaças pelo preço unitário de até R$ 8.

De Assis ainda comentou o plano do governador Camilo Santana em instalar seis restaurantes populares “com produtos exclusivamente da agricultura familiar” pelo interior cearense e garantiu um entre as duas regiões. “O nosso maior desafio é fazer com que a juventude permaneça no campo. Foi para isso que entregamos os 180 projetos de mecanização da agricultura pelo Projeto São José III. Mas, para isso acontecer, estamos construindo as condições para que o jovem agricultor possa dizer ´eu quero permanecer no campo´ com a tecnologia e meios necessários e dentro da perspectiva da agricultura familiar como uma atividade econômica”, defendeu.

Renda e comercialização

A agricultora familiar Aparecida Marques Furtado, de 53 anos, é uma das beneficiárias com o Projeto de Fortalecimento da Caprinocultura da SDA. Hoje, a moradora da comunidade Jatobá dos Umbelinos já conta com “umas 20 cabras” e, agora, com chegada de 30 matrizes e um reprodutor, pretende ampliar a produção e ampliar a renda. “(A produção de leite e queijo) Depende do tempo e da alimentação das cabras. Às vezes não dá nem tempo de levar para Crateús porque os vizinhos já pedem”, garante a preferência do produto que lhe garante renda de até R$ 300.