Governo do Ceará beneficia a região do Sertão Central com quase 1.500 títulos de terra

7 de junho de 2019 - 18:26

Ascom | Texto: Wilson Zanini | Imagens: Thiara Montefusco

Esta sexta-feira (7) marcou um dia de investimentos do Governo do Ceará em benefício da agricultura familiar de Mombaça. O município, localizado na região do Sertão Central, recebeu o assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, e o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, De Assis Diniz, para a ação de entrega de 1.495 títulos de terra.

Mombaça tem mais de 3.500 títulos de terra. Alguns já foram entregues e hoje entregamos mais 1.495. Esse título é importante porque o agricultor passa a ser dono da sua terra. Isso vai trazer muito mais estabilidade da sua família, porque ele poderá ir ao banco e fazer um empréstimo para investir em sua propriedade. O Programa garante ao agricultor e à agricultora familiar, acesso às políticas públicas”, destacou Nelson Martins.

A entrega de títulos do Governo do Ceará já superou a casa dos 90 mil documentos entregues. A ação faz parte do Programa de Regularização Fundiária, uma parceria entre os Governos Federal e Estadual.

“São cidadãos que vão ter acesso ao crédito, vão poder organizar a produção de sua propriedade, fazer cerca, fazer açudes. Isso é uma dinâmica que a titularidade da terra possibilita”, comentou De Assis Diniz.

Participaram do evento o superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace), José Wilson; o representante do Incra no Ceara, Guilherme Brasil; o diretor de Governança da ZPE, Roberto Benevides ; o assessor especial e representante do deputado federal Mauro Filho, Theobaldo Muniz; lideranças e autoridades locais.

“Vir aqui é uma satisfação muito grande, porque eu sou originário da Agricultura Familiar. Há mais de 10 anos, o nosso pleito era que fossem regularizadas as pequenas e médias propriedades rurais do Estado. O governador Camilo Santana, na época, era o secretário. E ele não só acatou a proposta da época, formulada pela Fetraece, como hoje, ele tem o programa como um dos que ele mais gosta”, disse José Wilson.

De posseiro a dono

Beneficiado diretamente pela ação, o agricultor José Everardo de Pádua demonstrou muita satisfação. “É muito bom, isso aí, porque todo mundo está com os títulos na mão. É uma segurança. Eu ainda posso fazer um empréstimo no banco. Valeu demais esse Programa”, disse o agricultor de 72 anos.

Segundo Guilherme Brasil, representante do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), até o momento, “essa foi a solenidade com maior número de títulos a ser entregue no estado do Ceará”.