Quixelô recebe implementos agrícolas pelo Projeto São José III

7 de junho de 2019 - 19:51

Ascom | Texto: André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br | Imagens: Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

Nesta sexta-feira (7), o secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz; e o assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, entregaram dois implementos agrícolas do projeto de mecanização agrícola na tarde desta sexta-feira (7). A ação do Projeto São José III é responsável pela melhoria das condições de cultivo de dezenas de milhares de produtores rurais em todo Estado e representam um estímulo aos jovens agricultores a permanecerem no campo.

“Temos muitas prioridades em nosso município. Ainda assim, queremos pedir uma atenção especial do Governo do Ceará para as conclusões das obras do abatedouro e da Estrada do Peixe e a nossa escola de ensino médio”, pleiteou agradecendo pelas entregas da Areninha pelo e de sistemas de abastecimento d´água. Em resposta, o secretário De Assis Diniz assegurou à prefeita as “boas condições” para conclusão do abatedouro.

“São R$ 233 mil, sendo R$ 100 mil já empenhados e outros R$ 133 mil garantidos para conclusão da parte física do abatedouro. Além disso, estão previstos R$ 438 mil para, em processo licitatório, serem destinados para a compra de todos os equipamentos necessários”, listou. “Entretanto, prefeita, precisamos buscar outros parceiros para garantirmos a lagoa (de estabilização) e a cerca”, cobrou sobre os itens necessários para o funcionamento do equipamento.

De Assis ainda destacou o inventário levantado pela Ematerce dos 1.474 tratores entregues pelo Governo do Ceará nos últimos 20 anos. Segundo ele, “quase 400 se encontram sem função”. “Isto nos coloca na responsabilidade de fazer gestão destes equipamentos. (Somente o governador) Camilo Santana, através do PSJ III, entregou 180 tratores e eles precisam de gestão. Precisa de capacidade de arrecadar para realizar manutenção e ganho de produtividade para os agricultores”, frisou.

O secretário ainda garantiu recursos para instalação de um equipamento de captação de energia solar na comunidade do Faé para redução dos custos com a energia durante a fabricação de polpas de fruta. “Agora é receber o dinheiro, executar a obra e correr para o abraço”, atestou. Também estiveram presentes: o deputado estadual Marcos Sobreira; o presidente da Câmara Municipal, Gilson Pereira; o ex-deputado estadual Marcelo Sobreira; e o coordenador de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas, Márcio Peixoto.

Maior produtividade

O agricultor Francisco Barbosa de Lucena é um dos 95 beneficiados com a política de mecanização agrícola do Projeto São José no município de Quixelô. “(As comunidades Angico II e Santa Maria) São comunidades que ficam distantes da sede do município e o único transporte que tem para preparar a terra é esse trator. Ou então, trabalhar a terra com o próprio animal”, relata sobre as dificuldades de arar 20 hectares de filho e feijão sem o equipamento adequado. “Com a chegada desse trator, a tendência é crescer a área que iremos plantar”.