SDA reúne jovens rurais para debaterem em Fortaleza agroecologia e democracia

15 de junho de 2019 - 22:25

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br | Hévila Leal

No intuito de promover debates acerca da agroecologia, convivência com o semiárido, educação contextualizada, raça e etnia, diversidade sexual, reforma agrária e sucessão rural, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) deu início na tarde deste sábado (15) à Caravana Estadual Juventudes do Semiárido.

Cerca de 300 jovens participam no Hotel Recanto Wirapuru do encontro idealizado pelo Projeto Paulo Freire após a realização de quatro edições em territórios assistidos pelo projeto em 31 municípios cearenses desde o último ano.

As lágrimas nos olhos de Laís Vertano resumem o sentimento da jovem do Cariri em poder compartilhar suas experiências na capital do Estado. “É a nossa história, é a nossa vida, nós somos resistentes. Sou muito feliz em dizer que sou uma jovem do semiárido e jamais sairia de onde vivo para viver outra história”, repetiu o que disse em sua terra a jovem que, em fevereiro, acolheu uma das edições do festival.

Ela participou da abertura ao lado do secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, do deputado federal, José Nobre Guimarães, da vereadora do Rio Grande do Norte, Maria Divaneide Basílio, da coordenadora do Projeto Paulo Freire, Íris Tavares, da diretora financeira do Instituto Agropolos do Ceará, Delany Pinheiro, da representante das entidades de assessoria técnica do PPF, Amanda Lima (Instituto Antônio Conselheiro), e de integrantes da FETRAECE, MST, do Levante Popular da Juventude e do Coordenador de Políticas para a juventude do Ceará, Max Xavier.

Na saudação de abertura, De Assis Diniz convidou os participantes a recordarem “que nossos pais e avós não tiveram oportunidade de encontros como este”. O secretário destacou que o fim de semana será de celebração e de reafirmação das juventudes rurais. “Somos diferentes, porém somos iguais. Padronizaram modelos de vida e nos impuseram como o único caminho de felicidade. Hoje estamos dizendo que nosso caminho é outro e nossa referência é esperançar”, encorajou Diniz.

Esperança e decisão pelo campo

São muitas as motivações que reúnem os jovens em Fortaleza. Para Jéssica da Silva, agricultora e filha de agricultores, de 28 anos, moradora da zona rural de Russas, a caravana traz esperança de permanecer perto da família. “A gente vê os jovens saindo do campo, o que é muito triste. Não quero deixar a minha família. Por isso, estar aqui hoje significa lutar para garantir o futuro no meio rural”.

Com apenas 17 anos, Giselle Martins veio de Santana do Cariri decida a sair dele motivada para estudar Agronomia. “Não quero deixar de viver no meio rural. Quero contribuir com a agricultura. E é aqui que estamos vendo de que forma podemos fazer com que essa atividade seja mais valorizada”, comenta.

Já Cícero da Silva, de 23 anos, é de Campos Sales. Ele defende que o Governo do Ceará siga ouvindo os jovens agricultores. “Temos fé e esperança que o governador Camilo Santana irá ouvir nossas demandas. Estamos vendo que ele faz muito pela agricultura, mas precisamos de garantias para sentir segurança em continuar vivendo no meio rural”.

Até segunda-feira (17), Jéssica, Giselle e o Cícero defenderão seus pontos de vistas na aprovação da Carta das Juventudes do Semiárido dirigida ao executivo e ao legislativo estadual.