Balanço: Apicultura foi o setor mais procurado no Pecnordeste 2019

17 de junho de 2019 - 22:03

Em suas 121 ações durante os três dias de evento, o Pecnordeste (Seminário Nordestino de Pecuária) teve grande adesão do público em suas palestras e cursos, segundo a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC). O setor de apicultura apresentou 12 palestras no encontro sediado no Centro de Eventos do Ceará desde a última quinta-feira (13) e recebeu o maior número de visitantes (668 no total). O segundo segmento mais visitado foi o da bovinocultura em que 523 pessoas estiveram presentes. A caprinovinocultura apresentou suas onze palestras para 409 participantes.

Para o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, De Assis Diniz, os números evidenciam a consolidação de uma política de produção de mel que leva o Ceará a um novo momento. “Mais do que nunca temos confiança de que o mel seja visto com outros olhos a partir de reflexões como a promovida no Pecnordeste e também no que batizamos de Rota do Mel, em implantação em alguns municípios. Trabalhamos forte para que o mel deixe de ser visto apenas como medicamento, mas integre a alimentação dos brasileiros”, aponta o gestor.

A avicultura, com dez palestras e dois minicursos, todos com foco na produção de frango e ovo caipira, reuniu 390 participantes. Já a suinocultura, que tinha inclusive espaço “Suinocultura em Foco” dentro da feira, registrou 299 visitas. A equinocultura recebeu 219 visitantes em suas atividades e a aquicultura contou com a participação de 173 pessoas interessadas no assunto. Apesar de ser um segmento não-pecuário, o artesanato apresentou três oficinas, que contou com a participação de 55 interessados na temática.

Os cursos e minicursos ofertados contaram com 157 pessoas ao total e os quatro seminários de contabilidade rural, cooperativismo, direito agrário e Embrapa reuniram 227 pessoas em dois salões de eventos paralelos.

De acordo com o presidente da FAEC, Flávio Saboya, a edição deste ano foi extremamente positiva. “Tivemos a participação de mais de 30 mil pessoas, sendo quatro mil produtores e 103 caravanas. Foram apresentados 83 trabalhos científicos e oito tecnologias agropecuárias adaptas ao semiárido. Diversos estudantes de escolas técnicas federais, estaduais e universidades também participaram do evento, que ofereceu 94 palestras técnicas, onze oficinas, nove cursos e minicursos, seis mesas redondas e dois painéis”, comemorou.

Expositores

O Pecnordeste deste ano contou com 38 expositores pela feira, 75 empresas e 45 artesãos, dados repassados área de comercialização dos estandes. Segundo os expositores, foram vendidos cerca de 600 pintos da raça pequena e 80 da raça grande, e grandes quantidades de ração, além de 250 garrafas de cachaça, mais de 100 produtos artesanais entre doces, meladores, mel, pomadas, sabonetes, além de 400 kg de mel e 80 kg de castanhas, todos disponíveis para venda durante os três dias de evento na Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários.

Ao fazer um balanço da participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR-CE, um dos promotores do Pecnordestre, o Superintendente Sérgio Oliveira da Silva, disse que o SENAR trouxe 11 oficinas nas áreas de promoção social e no espaço do queijo, oficinas de derivados do leite levando capacitação para mais de 600 pessoas. Além disso, ele destacou a formatura de 91 técnicos em agronegócio, que foram colocados no mercado de trabalho para melhorar a gestão da propriedade.