20 associações comunitárias de Itapipoca, Paracuru e Trairi recebem Arca das Letras

18 de junho de 2019 - 18:00

Ascom | Texto: André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br

Na manhã desta terça-feira (18), a Secretaria do Desenvolvimento Agrário e o Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento (MAPA) realizaram a entrega de 20 projetos Arca das Letras a associações comunitárias de Itapipoca, Paracuru e Trairi. As entregas prosseguem amanhã (19) com 10 comunidades rurais de Acaraú sendo atendidas pelo projeto que entrega cerca de 200 livros para cada associação. “O Ceará é o nosso case de sucesso”, garante Tiago Cantalice, economista do MAPA, citando a capacidade de articulação e mobilização da secretaria estadual. Também esteve presente Felipe Pinheiro, assessor executivo de Relações Institucionais da Casa Civil.

“O objetivo do Arca das Letras é o incentivo à leitura e a democratização do conhecimento, da informação e da literatura, obtendo impactos positivos, inclusive no combate ao analfabetismo”, expõe Cantalice. Assim que os equipamentos chegam às comunidades rurais são logo definidos os voluntários responsáveis pelo controle pela conservação e entrada e saída dos livros. As associações também são incentivadas a buscarem parceiros que garantam a ampliação do acervo.

No Ceará, o projeto envolve também a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), responsável pela fabricação do móvel através do trabalho de detentos. “A Arca não é para ficar na casa de alguém, ou numa sede de associação fechada. A ideia é que o conteúdo dela esteja aberto e acessível a todos, transformando o ambiente das comunidades rurais”, argumenta Jerônimo Nascimento, chefe de Gabinete da SDA, para quem “um celular jamais substituirá o espaço ocupado pelo livro”.

A continuidade do projeto, que vem sendo realizado “em processo de encerramento”, está condicionada à atribuição da atividade em alguma secretaria do Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento e a designação de um responsável. “Embora os livros sejam adquiridos via doações, existe também a necessidade de recursos em razão da logística de transporte destes livros para que possamos continuar trabalhando”, justifica citando o orçamento limitado do Arca das Letras.